O comércio de materiais recicláveis em vias públicas será removido do Anel de Contorno. A determinação do prefeito Tarcízio Pimenta, anunciada na manhã desta quarta-feira (28), durante inspeção ao local, visa garantir a integridade dos moradores, evitando a proliferação de insetos e roedores, além da disseminação de doenças.
Vários sacos com recicláveis plásticos, papelão e outros materiais que iriam para o lixo, estão acumulados em vias públicas, na esquina entre a rua Tomé de Souza e a avenida Eduardo Fróes da Motta, o Anel de Contorno. Vários sacos, de entorno de um metro de altura, inclusive atraem moscas e ratos, emanando forte mau cheiro.
A ação foi determinada pelo prefeito Tarcízio Pimenta à Secretaria de Serviços Públicos em função de denúncias de populares. O secretário Luiz Araújo explicou que antes da remoção de todo o material, o proprietário foi notificado visando dar destinação final ao produto e evitar a reincidência. “Caso o material não seja imediatamente removido, nós recolheremos o produto para o Aterro Sanitário”, destacou o secretário.
Foto: Secom
Residente à rua Tomé de Souza, Edmilson de Jesus Santos relata a invasão das residências por insetos extremamente nocivos à saúde humana. “Meu filho de dois anos inclusive foi picado por uma lacraia e teve que ser levado para o posto médico. Estou com medo que isto volte a acontecer”, alertou.
A mesma reclamação é de Florisvaldo Juradir Reis, residente no Anel de Contorno, 23-A. “Moscas e ratos estão invadindo nossas casas e transmitindo doenças. E este problema todo está vindo daqui deste lixo acumulado na beira da pista”, ressaltou.
Durante a inspeção ao local, o prefeito também determinou ao secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, a elaboração de projeto imediato visando a implantação de sinalização no local para facilitar aos populares a travessia da pista com segurança. “Vamos manter contatos com a Polícia Rodoviária Federal e o Dnit visando definir que tipo de sinalização poderá ser utilizada no local, já que é uma rodovia federal e necessitamos da autorização destes órgãos para realizarmos qualquer intervenção”.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, também esteve no local para avaliar a erosão provocada pela chuva em um canal de drenagem à beira da pista. Será realizada a recuperação do equipamento a fim de evitar acidentes de trânsito. As informações são da Secom.