A empresa Bionatus – Adubo Organo Fosfatado, fabricante de fertilizantes situada no Centro Industrial do Subaé (CIS), Núcleo do Tomba, foi autuada na manhã deste sábado (24) por fiscais e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais e da Secretaria de Serviços Públicos, sob acusação de prática contra o meio ambiente.
O Frigorífico do Complexo Matadouro Campo do Gado, localizado no bairro Campo do Gado Novo, também sofreu a mesma penalidade por ser considerado o gerador dos danos causados ao meio ambiente
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Coelho, a autuação só foi possível graças a denúncias feitas por moradores de vários bairros, principalmente do Campo do Gado Novo e Sobradinho. Fiscais e técnicos das duas secretarias flagraram quatro caçambas transportando de forma irregular vísceras e dejetos de animais (sangue e fezes) abatidos no Frigorífico do Complexo Matadouro Campo do Gado para a empresa Bionatus.
O secretário Luís Araújo, de Serviços Públicos, chegou a acompanhar os veículos durante todo o trajeto, derramando parte dos dejetos no meio da rua, causando forte mau cheiro por onde os carros passavam. “O fedor é insuportável, levando, inclusive, a minha mãe a vomitar”, relatou um soldado da Polícia Militar, que teve o nome preservado. A mãe do PM mora na avenida Amaralina, no Sobradinho.
Conforme o chefe do Departamento de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Lucílio Flores, a empresa Bionatus tem licença para atuar neste ramo em Feira de Santana, mas o produto a ser transportado precisa de licença do setor, resguardando-se todos os cuidados e pré-requisitos para tal fim.
Ele informou ainda que tanto a empresa quanto o frigorífico podem ser penalizadas com aplicação de multas que podem chegar até a R$ 500 mil, de acordo com o resultado final da avaliação dos técnicos e fiscais de meio ambiente. Lucílio Flores solicitou também ao dono da Bionatus, Sena Machado, a apresentação de documentos, incluindo a licença ambiental.
Todo dejeto apreendido foi removido para o Complexo Matadouro, gerador do produto, conforme rege a legislação ambiental. As informações são da Secom