Laiane Cruz
Nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, é comemorado o Dia do Astrônomo. De acordo com o professor José Carlos, do Observatório Astronômico Antares, a homenagem a este profissional começou a ser prestada pela primeira vez no Rio de Janeiro, em 2006, e depois em São Paulo. Em Feira de Santana, ela também foi instituída, em homenagem ao Imperador Dom Pedro II, que era um entusiasta da Astronomia e fazia aniversário nesta data.
O professor José Carlos informou que o Observatório foi inaugurado em setembro de 1974 e realiza atividades de popularização, difusão e extensão da Astronomia. O local está entre os destinos mais procurados na Bahia em excursões escolares no estado. “Aqui tem uma equipe que trabalha com mestrado. Eu e o professor Amarildo Gomes fazemos o trabalho de difusão e popularização das ciências em todo o estado da Bahia com o Clube de Astronomia e o Observatório Antares”.
Segundo ele, um dos fatos mais marcantes vivenciado pelos pesquisadores do Observatório Antares foi o aparecimento do cometa Halley. “A repercussão foi muito grande e isso aqui encheu, eu não estava aqui na época, mas eu ouvi dizer que teve muita gente”, disse.
Clube de Astronomia
O professor explicou que no Observatório existe o Clube de Astronomia, que agrega astrônomos e pessoas interessadas nessa ciência, de todos os níveis de escolaridades. “Nós temos aqui 15 integrantes do grupo. A gente vai para a zona rural estudar o céu. Então tem que aqui estudantes de Geografia, da Física, Matemática e Ensino Médio”.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade