Acorda Cidade
Cerca de cinco detentos da delegacia de Itatim fugiram nesta sexta-feira (28), levando uma escopeta, e uma metralhadora, além de pistolas e revólveres, que conseguiram roubar na unidade antes de quebrar uma grade para libertar outros presos. Houve troca de tiros com a PM durante a rebelião, mas os detentos conseguiram escapar. Dois deles já foram recapturados.
Foto: Itiruçu Online
O motim começou por volta das 12h, e, no momento da fuga, apenas um carcereiro estava na delegacia. Foi ele quem acionou a PM. Por volta das 16h30, o subtenente Benjamin, da Polícia Militar, informou que os presos ainda continuavam com a posse das armas dentro da carceragem.
Um escrivão da delegacia informou que um dos presos, desde o período da manhã pedia para ir ao hospital, mas como havia apenas dois policiais militares, esperam até á tarde, depois do almoço para levá-lo. No entanto, durante o banho de sol, cinco presos conseguiram arrombar o portão, depois de roubar as armas.
Pelo menos vinte presos estavam detidos na unidade quando começou a rebelião. Segundo o tenente Benjamin Silva, comandante do 5º Pelotão, os presos usaram a grade quebrada para dar impulso e arrombaram a grade central, que dá acesso à delegacia em si.
Porta foi destruída pelos fugitivos (Foto: Itiruçu Online)
“Os presos efetuaram mais de 50 disparos de fora da delegacia em nossa direção, mas não atingiram ninguém, só as viaturas e as paredes da delegacia foram atingidas", informou o tenente.
A insatisfação dos presos, segundo o tenente, começou na detenção com a transferência de oito presos de Amargosa, depois de uma rebelião nesta cidade. Os presos de Itatim foram remanejados para Itaberaba e Santo Antônio de Jesus.