Nove secretários estaduais sairão dos cargos para concorrer às eleições deste ano. A mudança ocorre próximo ao limite estabelecido pela legislação eleitoral, dia 3 de abril. Os cargos serão ocupados, em sua maioria, pelos chefes de gabinete de cada secretaria. A preocupação do governador Jaques Wagner é que o andamento dos trabalhos não seja comprometido com as alterações. Com isso, não há modificação no número de partidos que compõem a base do governo.
O PR, presidido pelo senador César Borges, que tem trabalhado em busca de um aliança com Wagner, não vai participar de nenhuma secretaria. De acordo com a assessoria de imprensa do governador, a composição com o PR acontece, por enquanto, para as eleições. Depois, caso Wagner seja reeleito, haverá uma conversa nesse sentido.
Dos nove secretários, sete tentarão vaga na Câmara Federal e dois na Assembleia Legislativa. Estava prevista para esta terça-feira (30) uma cerimônia para saída dos secretários, mas o evento foi adiado e sem nova data para acontecer. No entanto, o governo confirma que serão publicados no Diário Oficial de quarta-feira os nomes de todos os secretários. O motivo para o adiamento foi incompatibilidade de agendas. Além disso, existem algumas negociações que precisam ser fechadas, para que ocorra o anúncio formal.
Ainda não foram divulgados os nomes dos substitutos de Juliano Matos, da Secretaria de Meio Ambiente, e Valmir Assunção, da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Quem entra e quem sai
Secretaria de Turismo
Sai: Domingos Leonelli/ Entra: Antonio Carlos Tran, chefe de gabinete
Secretaria de Infraestrutura
Sai: João Leão/ Entra: Wilson Brito, diretor do Derba
Secretaria de Agricultura
Sai: Roberto Muniz/ Entra: Eduardo Sales, chefe de gabinete
Secretaria de Desenvolvimento Urbano
Sai: Afonso Florence/ Entra: Cícero Monteiro, presidente da Cerb
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Sai: Nelson Pellegrino/ Entra: Luciana Tannus, chefe de gabinete
Secretaria do Planejamento
Sai: Walter Pinheiro/ Entra: Edson Valadares ou Paulo Henrique, ambos da Seplan
Secretaria de Relações Institucionais
Sai: Rui Costa/ Entra: César Lisboa, chefe de gabinete
(Informações do Correio)