Acorda Cidade
Vinte e nove jovens músicos de Feira de Santana foram selecionados para formar a primeira orquestra do Núcleo de Prática Orquestral, dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba). As audições foram realizadas nos dias 26 e 27 de julho, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O NPO foi lançado em junho, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), no Centro de Cultura Amélio Amorim.
Durante a audição, os instrumentistas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, oboé, saxofone, trombone, trompa, trompete, percussão e piano executaram uma peça obrigatória – Dança Húngara 5, de Brahms -, além de uma leitura à primeira vista e, em caso de tempo disponível, uma execução de uma peça de livre escolha. Os demais candidatos que participaram da audição serão convidados, em breve, para uma capacitação preparatória, visando uma nova avaliação. As atividades se iniciarão em 20 de agosto, em horário e local informados posteriormente.
Lista dos selecionados:
VIOLINOS
Geovane Santos Souza
Caio Moura da Costa
Guilherme Gama Jesus
Janille dos Santos Teixeira
Leandro Pereira Mascarenhas
Lucas Santa Clara dos Santos
Caroline Abreu Silva
Denise Gonçalves da Silva
Elisama Costa Alves
CLARINETA
Alenilson Ferreira Bomfim
Chrislei Matos dos Anjos
Isabela Dantas dos Santos
Jaiane Barbosa dos Santos
Luan Oliveira
Luan santa clara dos Santos
FLAUTAS
Caroline dos Santos Lopes
Daniel Costa Oliveira
Lucas Almeida Barbosa
Nadjane Diniz Magalhães
TROMPETE
Alan Silva Souza
Joedson Cezar Barbosa da Silva
Murilo Ramos Santiago
TROMBONES
Carlos Luann de Jesus Gomes
Hugo Santos Nogueira de Sousa
TUBA
Rodrigo Cezar Chagas de Alcântara
VIOLONCELO
Sara Matos Brasil
Wander Claudino
SAXOFONE/ FAGOTE
Girleide Pereira de Oliveira
Mateus Santa Clara dos Santos
Neojiba – Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado, o Neojiba tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Primeiro programa governamental brasileiro de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no “El Sistema” – programa venezuelano criado há 39 anos – o Neojiba é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e beneficia diretamente mais de 900 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, Feira de Santana e Trancoso, no extremo-sul da Bahia, e em Salvador, na Península Itapagipana, no Bairro da Paz e no Nordeste de Amaralina. Além disso, o Neojiba apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do Estado, levando seus resultados a jovens músicos de mais de 20 municípios em toda a Bahia. O diferencial do Neojiba é o seu foco na integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.