Daniela Cardoso
Tradição e alegria marcaram o desfile do Bando Anunciador, que anuncia a festa em louvor a Senhora Santana, padroeira da cidade de Feira de Santana. O desfile encheu as ruas da cidade de animação na manhã deste domingo (13). As pessoas, muitas fantasiadas, esbanjaram simpatia representando bairros e povoados.
A saída do cortejo foi em frente ao Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e o percurso seguiu pela Rua Conselheiro Franco, Igreja dos Remédios, Praça da Matriz, Marechal Deodoro, Beco do Mocó. O encerramento foi na Praça da Matriz.
A diretora do Cuca, Selma Oliveira, afirmou que o esse evento cresce a cada ano e que existe um cuidado especial para manter a tradição. “Cuidamos dele com muito carinho para que a família feirense possa vir curtir o domingo em paz e em harmonia. Sempre estimulamos os grupos a participar e é uma homenagem a padroeira da nossa cidade. Confio nesse projeto que está indo muito bem”, destacou.
O secretário municipal de Cultura Esporte e Lazer, Jailton Batista, também falou sobre a tradição do Bando Anunciador e sobre a importância de manter essa manifestação cultural na cidade.
“O bando anunciador tem um significado importante, pois a cidade precisa se identificar com alguns elementos culturais para que a população se encontre. Essas manifestações juntam a população de todas as classes. Tem esse significado social, além de trazer música, trazer o universo do sertão. É uma festa que junta as pessoas em um momento de paz, alegria. É importante manter as tradições em uma cidade que cresce como Feira de Santana”, salientou.
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade