Acorda Cidade
O menor G.J.N., 12 anos, deu entrada no Hospital Estadual da Criança (HEC) após cair da parte traseira de um caminhão e sofrer um traumatismo raquimedular (TRM), mais precisamente uma lesão na coluna cervical. Ele foi transferido via helicóptero para o Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, na última segunda-feira (30), e encontra-se com evolução clínica satisfatória, estável e sob supervisão clínica de uma equipe multidisciplinar, segundo informações da assessoria do HS.
O paciente permanecerá usando um colar cervical durante três meses e não passará por cirurgia de urgência até a retirada do equipamento. Ainda nesta quinta-feira (3) deverá receber alta da UTI pediátrica e ser transferido para a enfermaria do HS. Ainda não há previsão de alta da unidade hospitalar.
A transferência ocorreu porque o HS tem um perfil de urgência e emergência mais especializado, sendo considerado um centro de referência em TRM no Estado. O traumatismo raquimedular é uma lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombossacro). Geralmente está associado a um trauma cranioencefálico ou politrauma.