Mil exames sem marcar

O prefeito já disse que se tiver que demitir, vai demitir. O problema é no PSF do Sítio Novo

Durante a solenidade de posse do novo secretário de Saúde, na manhã desta segunda-feira (08), o prefeito Tarcízio Pimenta disse que no PSF do bairro Sítio Novo quase mil exames não foram marcados. Ele não deu maiores detalhes sobre o assunto, mas avisou: “Se tiver que demitir, eu vou demitir.” Antes, porém, o prefeito vai procurar saber exatamente o que aconteceu.

Foto: Divulgação

A quem interessar…

A nota da Prefeitura Municipal sobre a nomeação do advogado Rafael Pinto Cordeiro para a Secretaria de Saúde, em substituição ao médico João Carlos Cavalcante, está recheada de recados, a quem interessar. Palavras como inovação e ousadia são usadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta para justificar a escolha, que segundo ele foi feita com responsabilidade. Veja alguns trechos da nota:

• “As reações à nomeação de um advogado para gerir a Secretaria Municipal da Saúde já eram esperadas e são naturais.”

• “… qualquer atitude ousada, inovadora, tende a polemizar.”

• “… quantos já exerceram tantas funções públicas e privadas e só mostraram incompetência?”

• “Não tenho notícia de que toda Secretaria de Saúde gerida por um médico ou por um enfermeiro tem tido um absoluto e impecável sucesso em benefício da população.”

• “É bom frisar que é uma inovação decidida com responsabilidade e não com o intuito de fazer da secretaria um laboratório.”

Na calada da noite

A propósito da nota “Na calada da noite”, postada na coluna Dilton e Feito de sábado (06), o secretário de Comunicação Social, Edson Borges, enviou mensagem ao site, afirmando que o termo calada da noite era usado “quando a noite ainda realmente escondia atos obscuros que deveriam permanecer no segredo das alcovas e dos porões”. O jornalista diz ainda que o anúncio da nomeação do novo secretário da Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, “passou longe dessa expressão tão usada há cerca de 30 anos, tendo em vista que a diversidade e a velocidade dos meios de comunicação, hoje, não mais permitem qualquer tipo de tentativa de usar a calada da noite como um manto de confidências ou atitudes que visem surpreender incautos.” A título de explicação, a expressão foi usada não com este sentido, mas como referência ao horário do anúncio da decisão – depois das 22h30. Só isso. De qualquer modo, a explicação etimológica foi muito boa.

Inferno astral

Um passarinho cantou que o prefeito Tarcízio Pimenta viveu um verdadeiro inferno astral nos dias que antecederam a substituição do secretário de Saúde. Foi pressão de todo lado, indicações diversas. Parecia urubu na carniça. Provavelmente, foi por isso que ele optou por uma escolha pessoal. Um nome neutro.

Pesquisa Vox Populi

A Bandeirantes e o Vox Populi realizaram uma pesquisa para intenção de votos ao Governo da Bahia. A pesquisa foi a campo de 15 a 22 deste mês com 700 entrevistados. Os resultados, em pontos percentuais, são:

Espontânea                         Estimulada
Jacques Wagner  (17)         Jacques Wagner   (44)
Paulo Souto    (4)                Paulo Souto (29)
Geddel Vieira Lima   (1)    Geddel Vieira Lima   (8)
Não sabem   (68)                 Não sabem   (6)

Outros nomes aparecem com 1%, a exemplo de ACM Neto, Bassuma e César Borges.

Mensagem para a Mulher

Como sempre faz na data, o vereador Antônio Francisco Neto distribuiu mensagem alusiva ao Dia da Mulher para servidoras da Câmara Municipal e profissionais de comunicação. Ribeiro disse que é muito comum a mídia exaltar mulheres que ocupam função de destaque, famosas, mas que raramente são lembradas as mulheres simples, trabalhadoras, donas de casa. Uma iniciativa delicada, sem dúvida.  

Cadê os estacionamentos

Foto: Divulgação

O cumprimento das leis municipais em Feira de Santana voltou a ser cobrado na sessão de hoje (08) da Câmara Municipal. Desta vez foi o vereador Roberto Tourinho (PSB) quem levantou a questão, em discurso na tribuna da Casa da Cidadania, citando com o exemplo a Lei nº 27/2009, que determina a garantia de estacionamento de veículos para alunos de instituições de ensino superior. Tourinho lembrou que a chamada Lei do Estacionamento, de autoria do vereador David Neto (PMN), foi aprovada em 27 de julho de 2009 e estabelece um prazo de seis meses para que as universidades e faculdades instaladas em Feira de Santana cumprissem a norma estabelecida – disponibilizar vagas de veículos correspondentes a 30% do número de matrículas. Por ocasião da votação, a lei foi alvo de discussões polêmicas.

Adesão ao PP

Durante a cerimônia nesta segunda-feira (8) para oficializar a adesão ao PP e apoio ao governo do Estado, o deputado federal Fernando de Fabinho falou sobre o afastamento da antiga legenda, o Democratas, e a aproximação com o grupo do Partido Trabalhista. “A dedicação, o carinho, a amizade, a confiança e a fidelidade, que eu sempre tive e obtive no outro grupo, eu quero conquistar aqui também”, declarou o parlamentar que não poderá disputar nenhum cargo nas próximas eleições porque perdeu o prazo para concorrer por outra sigla. Fabinho também afirmou que a ligação com Wagner tem o objetivo de “ver a vitória do governador”. “Ele não acolhe para podar. Ele acolhe com a intenção de deixar crescer”, justificou a nova relação construída com o PT. (Bahia Notícias).
 

Combate à violência

Foto: Divulgação

O vereador Ailton Mô defendeu que o Governo do Estado realize ações específicas de combate à violência em Feira de Santana. Ele lamentou que isso esteja ocorrendo em cidades como Simões Filho e Lauro de Freitas e que Feira não tenha atenção especial. Ele lembrou que em 2009 as estatísticas policiais registraram 344 mortes violentas em Feira de Santana, o que, em seu entendimento, já seria o suficiente para justificar ações emergenciais. De acordo com o vereador, a ação policial na chamada “Festa do Pó” foi uma demonstração de que se o comando tivesse condições, faria muito mais.

 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários