Acorda Cidade
Ao som da música A Maior Festa do Brasil (Hino do São João), o cantor Del Feliz convidou o público para dançar o tradicional arrasta-pé no Centro Histórico de Salvador, na noite de domingo. O forrozeiro abriu a programação do quinto dia do São João da Bahia, que teve ainda Trio Virgulino, banda Poizé e Val Macambira, no palco principal, no Terreiro de Jesus. Del cantou sucessos como No Lume da Fogueira, Fogaréu e Minha Sereia.
Vestido com uma camisa quadriculada, colocou o público para dançar, ao som do forró pé de serra, espantando o ‘friozinho’ da época. O cantor trouxe para a praça um repertório pra lá de especial, mesclando clássicos e sucessos da carreira como Deixe o Amor Entrar (Tun Tun Tun), Terra Mãe, Minha Gata e Forró Sou Eu.
Conhecido como o Rei do Forró Enredo, o cantor falou da sensação de se apresentar no São João da Bahia. “Eu agradeço pela oportunidade de estar aqui, pois há muitos anos me apresento no Pelourinho. E também é uma festa que atrai baianos e turistas para a capital, além de ser um lugar composto por uma bela arquitetura”, disse.
Virgulino – O Trio Virgulino colocou os forrozeiros para dançar com a música Frevo Mulher. A banda paulista esquentou o clima e comandou o arrasta-pé ao som de sucessos como Isso Aqui Tá Bom Demais, No Lume da Fogueira, Pedras Que Cantam, dentre outros, sob o comando da sanfona, do triangulo e da zabumba.
O vocalista da banda, Enok Virgulino, falou da sensação de cantar na Bahia. “É sempre um prazer cantar neste estado e aqui no Pelourinho é o máximo. É muito bom cantar para o povo daqui”.
Com batida eletrizante, a banda Poizé balançou a praça com Meu Amor Voltou, Forró Só Presta Assim e Raiz de Todo Bem, dentre outros. Saudando turistas da França e da Bélgica, que estavam logo na frente do palco curtindo o show, o cantor Marco Leandro agitou o público ao pedir torcida pelo Brasil.
Durante a apresentação, o vocalista cantou a música Em Plena Lua de Mel, sucesso do cantor Reginaldo Rossi, que morreu no ano passado. Imitando a voz de Rossi, Leandro fez uma homenagem ao artista que ficou conhecido como o Rei do Brega.
O paraibano Val Macambira subiu ao palco do Terreiro de Jesus, à meia-noite, e comandou o tradicional arrasta-pé madrugada adentro. Com o chapéu de couro de cangaço, enfeitado de fitas coloridas, sua marca registrada, o cantor encerrou a quinta noite do São João da Bahia cantando sucessos como Sebastiana, Maior Forró do Mundo, Louco Pra Beijar e Banquete dos Signos. Macambira levou toda sua irreverência e animação para o palco e recebeu como convidada a cantora Rosa Baiana.
Alegria e diversão nos largos e praças
Ao som de Edmundo Oliveira e Cacau com Leite, os forrozeiros aproveitaram para curtir o São João, no largo Pedro Arcanjo, e não deixaram a desejar, fazendo bonito no arrasta-pé com sucessos como Brincadeira na Fogueira e Naquele São João.
Camisa quadriculada, chapéu e bota eram alguns dos elementos que se destacavam no figurino do público, que aproveitou o clima de alegria e diversão para fazer uma quadrilha. Entre um passo e outro, a professora Edna Silva, de Feira de Santana, fez vários elogios à programação. “Está ótimo o forró e aqui é mais tranquilo para dançar à vontade”.
No palco do largo Pedro Arcanjo, o público curtiu ainda o som da banda Xote de Anjo. Na Praça Tereza Batista a apresentação ficou por conta das bandas Sarapatel com Pimenta e da Forrozão Marimbada. No largo Quincas Berro D´Água, a banda Sobepoeira comandou o forró seguida da Forró Massapê. O Largo do Pelourinho teve a animação dos grupo Dona Flor e Forró D´Agotta. E no Cruzeiro de São Francisco, no espaço Sala de Reboco, a música dos trios de forró também entrou pela madrugada. A festa segue no Centro Histórico de Salvador até terça-feira (24), com acesso gratuito.