Acorda Cidade
O inverno está aí. Estação do ano gostosa para tomar chocolate quente, bons vinhos, assistir um filme a dois. Mas com a baixa temperatura e umidade relativa do ar, a pele tende a ressecar. Além do mais, as pessoas costumam ficar em ambientes fechados, o que também favorece o ressecamento cutâneo.
Para evitar este efeito sobre sua pele, beba bastante líquido e capriche nos hidratantes. Porém, cuidado na escolha destes produtos. Se sua pele for oleosa e/ou com tendência à acne, procure um dermatologista para te dar uma boa indicação. São vários os cosméticos no mercado que enganosamente intitulam-se “oil free” (livre de óleo) e não comedogênicos (não formam cravos).
Outro cuidado: não tome vários banhos por dia, evite buchas e água muito quente. Depois do banho, use hidratante. Hidrate a pele de todo o corpo, cabelos, unhas, lábios e olhos (se necessário) com um colírio prescrito pelo seu oftalmologista.
Ah, não se esqueça do protetor solar, sempre! Dias nublados reduzem em apenas 20% os raios UVA , que são os principais causadores do envelhecimento da pele.
Atenção especial devem ter as pessoas com Rosácea (vermelhidão na face). Esta condição piora com o ressecamento e uso de bebidas quentes. Outra condição que sofre piora com o inverno é a Dermatite Seborréica (descamação na face – especialmente na testa, sombrancelhas e bochechas).
Mas nem tudo são más notícias. O inverno também é a época ideal para procedimentos dermatológicos por causa da menor incidência dos raios solares. Peelings e lasers faciais ablativos merecem destaque pela melhor tolerância nesta época do ano. É hora de iniciar os tratamentos de beleza para as festas do final do ano e verão.