Acorda Cidade
Com o tema Viola Enluarada, a quadrilha Capelinha do Forró, da Capelinha de São Caetano, é a campeã da sétima edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas e vai representar a Bahia no concurso regional da Globo Nordeste, que acontece na cidade de Goiana, interior de Pernambuco.
Encerrado na madrugada deste domingo, o campeonato levou na noite de sábado, à Praça da Revolução, em Periperi, subúrbio ferroviário de Salvador, um público estimado pelo presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, em cerca de oito mil pessoas.
SUCESSO – “Foi um sucesso. As famílias estiveram presentes durante os quatro dias, contamos com o apoio da PM que, durante o evento, não registrou nenhuma ação que precisasse da utilização da eficiência da polícia”, disse Diogo, acrescentando: “Estão todos de parabéns”.
A Bahiatursa é patrocinadora do campeonato, realizado pela Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq). As equipes de Salvador e de várias cidades do interior do estado começaram a se apresentar na noite de quarta-feira. Oito delas foram escolhidas, na última sexta-feira, para a grande final.
DEMAIS VENCEDORAS – A Asa Branca, do Cabula, ficou em segundo lugar, com o tema Espetáculo Espetacular de Ritmos, e vai representar a Bahia no concurso Nordestão, em Teresina, capital piauiense. A terceira colocação foi para o Forró do ABC, da Liberdade, que apresentou O Buquê e participará do Festival Nordestino, na cidade de Floriano, no Piauí.
Coreografias ensaiadas, cores, um show de figurino e cenegrafia e efeitos especiais dominaram a noite e a madrugada de sábado no subúrbio de Periperi. Além das três primeiras colocadas, brilharam a Remelexo Cearense, de Barreiras (8º lugar), Zabumba de Ouro, de Riachão do Jacuípe (7º), Arrastapé do Sertão, de Rio Real (6º), Companhia Junina de Itaparica (5º) e Brilho da Lua, de Madre de Deus (4º).
MIRINS – Antes da realização da grande final, aconteceu o concurso de quadrilhas mirins, destacando-se, o Forró Renascer (1º lugar), de Terezinha, também no subúrbio de Salvador, seguido do Forró do Luar, de Massaranduba, e Germe da Era, do Pero Vaz. Os dois concursos foram intermediados pela apresentação especial da Quadrilha da Terceira Idade, de Madre de Deus.
O presidente da Febaq, Carlos Brito, disse que o Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas bateu todos os recordes, com a apresentação de quase 14 horas de quadrilha. “A realização do concurso no subúrbio só fez fortalecer o movimento e mostra a força e a resistência do movimento quadrilheiro na Bahia. São todos vencedores”, acrescentou.