Banco de Leite tem programas "Amigos do Peito" e "Mamar"
O Banco de Leite do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, está com um déficit de 40 litros. A meta estipulada é de 100 litros por mês, conforme a coordenadora do Banco de Leite, Gislane Marins, mas o estoque disponível após a renovação das doações neste mês é de 60 litros. Para suprir esta carência, o Hospital tem trabalhado com dois projetos a fim de sensibilizar as mães a doarem. Um deles é o programa “Amigos do Peito”, no qual estudantes e voluntários visitam doadoras de hospitais públicos e particulares do município.
O outro projeto, o “Mamar”, é uma parceria com os agentes de saúde e, com isso, “o Banco de Leite consegue um nível de excelência de doação. Temos mais internas doadoras que estão com seus filhos internados ainda, mas já tem uma produção grande de leite, e aquelas mães externas que sentem essa necessidade devido a grande produção de leite materno”, diz a coordenadora. Em torno de 40 mães fazem a doação diariamente.
As mães que estão em casa e não podem se deslocar têm a sua disposição o programa de rota, aonde um veículo do Banco de Leite vai a residência da doadora para coletar o leite. “Neste caso ela já fez a ordenha e conservou o leite, e a gente pega em casa”, explica Gislane. Mais informações sobre o programa através dos telefones 3602-7155 e 3602-7156.
“Doar é um ato sublime, de solidariedade e amor. A mãe que doa está salvando não só uma vida, mas várias vidas. No momento que ela doa, esvazia a mama e vai estar diminuindo complicações”, ressalta.
Informaçoes da Secom