Acorda Cidade
A revista americana Forbes divulgou nesta quarta-feira (28) a lista de 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo. A presidente Dilma Rousseff aparece na quarta colocação, duas posições abaixo em relação ao ranking de 2013 – quando foi a 2ª colocada. A Forbes descreve Dilma como "uma das chefes de estado mais poderosas do mundo, que comanda a 7ª maior economia mundial".
A revista destaca ainda que a presidente brasileira fez duras críticas aos Estados Unidos em relação aos escândalos de espionagem durante a última Assembleia Geral da ONU e cancelou a visita aos EUA após ser revelado que a Agência de Segurança do país interceptava os seus emails.
Na lista de 2014, a chanceler alemã Angela Merkel manteve-se no topo, apresentada como a mulher mais poderosa do mundo. Mas quem ganhou destaque mesmo da revista foi Janet Yellen, que assumiu recentemente a presidência do Federal Reserve, o Banco Central americano. Ela ocupa a 2ª posição na lista. "Colegas elogiam sua capacidade de explicar ideias complexas com palavras simples", afirma a revista. É a primeira representante do FED a figurar nesse ranking e um dos 18 novos rostos da lista.
Em relação ao ranking do ano passado, a presidente da Graça Foster subiu três posições e ocupa o 16º lugar. Outra brasileira na lista é Gisele Bündchen, apresentada como "celebridade". Ela está na 89ª colocação.
Entre as executivas, destacam-se na lista Sheryl Sandberg, COO do Facebook (9ª); Marissa Meyer, CEO do Yahoo (18º), Mary Barra, nova CEO da GM (7º) e Virginia Rometty, CEO da IBM (10º). Destaque também para a rainha Elizabeth, que ocupa a 35ª posição.
As 10 mulheres mais poderosas do mundo
1 Angela Merkel
2 Janet Yellen
3 Melinda Gates
4 Dilma Rousseff
5 Christine Lagarde
6 Hillary Clinton
7 Mary Barra
8 Michele Obama
9 Sheryl Sandberg
10 Virginia Rometty
Fonte: Época Negócios