Toque Esportivo

A um mês da abertura, 71% das obras para Copa estão incompletas em Salvador

Três das sete obras planejadas para a capital baiana não ficarão prontas para a Copa.

Acorda Cidade
 
No dia 13 de junho, Salvador receberá seu primeiro jogo da Copa do Mundo, mas até lá algumas das obras previstas para ficarem prontas antes do Mundial ainda estarão incompletas. Segundo levantamento feito pela Folha de S. Paulo, 71% dos projetos ainda não estarão concluídas quando Espanha e Holanda entraram em campo na Fonte Nova daqui um mês.
 
A pesquisa toma como base um documento chamado 'Matriz de Responsabilidades', que foi divulgado em 2010 e teve atualizações nos anos seguintes. Ele lista o que as cidades-sede da Copa planejavam fazer até a Copa. Considerando todas as capitais que vão receber jogos do Mundial, 53% das obras não estão concluídas ou vão ficar prontas apenas depois da competição.
 
Em Salvador, das sete obras listadas no documento, duas estão prontas: a reforma da Fonte Nova e a construção de um sistema viário para o estádio. Obras no porto da capital baiana e a contrução da torre de controle no aeroporto ainda estão incompletas. Outros três projetos não vão ser concluídos até a Copa do Mundo.
 
A ampliação e reforma do terminal do aeroporto, a construção do BRT no corredor aeroporto-acesso norte e a construção de rotas para pedestres devem ficar só para depois do Mundial. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o secretário estadual da Copa, Ney Campello, alegou que o projeto do BRT foi engavetado pois inviabilizaria a construção do metrô. Já os atrasos nas obras do porto aconteceram por conta da chuva e de greves, de acordo com o Presidente da autoridade portuária, José Rebouças.
 
Nacionalmente, a capital com mais atrasos é Fortaleza, onde apenas 8% das obras foram concluídas, sendo que 17% dos projetos já foram abandonados. Em São Paulo, apesar do atraso na entrega da Arena Corinthians, 75% do que foi planejado já está entregue. Brasília apresenta o melhor índice, com 79% das obras prontas. As informações são do Correio.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários