Cultura

Museu Casa do Sertão participa da 12ª Semana de Museus

O Museu Casa do Sertão apresenta a exposição: noivas do Sertão: testemunhos familiares do interior da Bahia, do colecionador Luiz Cleber Moraes Freire.

Acorda Cidade

A programação da 12ª Semana de Museus, que será realizada entre os dias 12 a 18 de maio de 2014 reúne uma série de atividades culturais que abrange todo território nacional. Compartilhando desse ideal, o Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs realizará duas exposições e ações sócio culturais concernentes a temática da Semana. A semana, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram),  traz o tema “Museus: coleções criam conexões”.

 
A primeira consta da terceira edição da Série História e Fotografia, que tem a finalidade de evidenciar o papel das imagens fotográficas como registros da memória familiar e como fontes documentais, o Museu Casa do Sertão apresenta a exposição: noivas do Sertão: testemunhos familiares do interior da Bahia, do colecionador Luiz Cleber Moraes Freire.
 
A mostra reúne 31 fotografias em preto e branco de casamentos, oriundos das cidades de Tanquinho, Candeal, Feira de Santana e Pedrão, compreendendo as décadas de 30 a 60 do século XX.  As imagens apresentam o casamento como rito de passagem carregado de conteúdos simbólicos e significativos. Segundo a pesquisadora Tatiane Souza, graduada em História pela UEFS e mestranda da UFBA que estuda a história do vestuário na região de Feira de Santana, os três mais importantes símbolos da cerimônia estão no traje nupcial da noiva, a saber: o véu, o vestido e as flores, remontando ao ideal de pureza e decoro indispensáveis à figura principal do casamento, a noiva.
 
A mostra registra através do retrato de casamento cenas da vida privada destinada à publicidade do rito matrimonial, revelando os signos e a dinâmica dessa cerimônia ainda tão comum no nosso cotidiano, apesar das mudanças ocorridas nas últimas décadas. As poses captadas não só torna público o enlace matrimonial do casal, mas transformam-se como o passar dos anos em um verdadeiro testemunho material da memória familiar, preservadas pelo colecionador.
 
A segunda exposição: Testemunhos da Feira (de SantAna) pelas mãos da artesã Crispina dos Santos,  que ficará em cartaz entre os dias 12 de maio a 12 de junho de 2014. A ceramista Crispina dos Santos nasceu num povoado denominado de Camondongo, nas proximidades de Humildes, distrito de Feira da Santana, em 25 de outubro de 1927. Passou a infância na zona rural, onde aprendeu com sua mãe Lúcia dos Santos a lidar com o barro. As figuras criadas por Crispina nasceram de suas vivências rurais e da sua observação do ambiente urbano de Feira de Santana, numa fase em que a cidade tinha feições e costumes bem diferentes dos de hoje em dia. 
 
Inspiradas no cotidiano sertanejo, as figuras modeladas pelas mãos da artesã, possuem um grande valor documental, uma vez que apresentam referências históricas e culturais de Feira, como as baianas, associadas à Festa de Santana; os burrinhos d’água remetem quando a água era transportada em carotes conduzidos por animais e vendida nas casas pelos aguadeiros; a figura do vaqueiro e do boi remete ao papel destes no processo de colonização e povoamento. 
 
Considerando que os acervos museológicos são “complexos legados da memória cultural, e é preciso que gerem todo tipo de conexão para que possam ampliar sempre mais os seus efeitos em termos de comunicação, educação, participação e fruição”, o Museu também realizará entre os dias 12 a 16 de maio as seguintes oficinas: coleção de peças em couro do Museu Casa do Sertão: oficina de miniaturas do acervo e sua conexão com Feira de Santana; modelagem em barro em conexão com a obra da artesã Crispina dos Santos; brinquedos populares e flores de papel em conexão com a coleção de artesanato do Museu Casa do Sertão – Segunda Edição. 
 
 
Serviços:                                                                                                                       

Local: Museu Casa do Sertão Campus Universitário – Avenida Transnordestina, s/n, Novo Horizonte. Feira de Santana.  

Horário de visitação: Segunda a sexta das 08:15 às 11:30 e das 14:15 às 17:30

Contato para agendamento: (75) 3161-8751 e 3161-8752
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários