Feira de Santana

Embasa pede que população faça racionamento de água

O gerente regional da Embasa afirmou que é importante, nesse momento, que a água seja usada apenas para fins necessários.

Daniela Cardoso 
 
O gerente regional da Embasa de Feira de Santana, Raimundo Neto, pediu que a população faça racionamento de água. Ele explicou que houve uma interrupção da operação do sistema de abastecimento de água de Feira de Santana, que também atende aos municípios de Santa Bárbara, Taquinho, Conceição da Feira, São Gonçalo, Santanópolis e Tanquinho, na noite de terça para quarta-feira, devido ao quebramento na adutora principal, o que causou instabilidade no abastecimento e provocou o aumento no número de reclamações sobre a falta de água em diversos bairros da cidade. 
 
“Pedimos à população para que economize a água e mesmo com o sistema restabelecido, é importante que as pessoas continuem a ter o uso racionado, porque o sistema de abastecimento de água leva um certo tempo para recuperar a sua normalidade. Estamos atendendo as prioridades, principalmente dos grandes consumidores, em especial aos hospitais e instituições voltadas a saúde”, afirmou.
 
O gerente regional da Embasa alertou que é importante, nesse momento, que a água seja usada apenas para fins necessários. “As pessoas devem evitar o uso excessivo, como lavar calçada, lavar carro e até mesmo não lavar roupas, se as pessoas puderem esperar até o início da próxima semana. Fazendo isso, a gente consegue atender a parte mais distante do nosso sistema com a máxima brevidade”.
 
Raimundo Neto explicou que existe uma dificuldade para a água chegar até algumas localidades devido à pressão e também à topografia, pois, segundo ele, existem zonas mais altas na cidade, onde a água precisa de uma pressão maior. 
 
“A rede de distribuição do sistema integrado é uma rede de grandes extensões, então existem alguns municípios, que pela proximidade da estação de tratamento e do centro de reservação, tem um atendimento melhor. Outros locais mais distantes têm dificuldades. Só para ter ideia, chegamos até o município de Santa Bárbara e até essa água pegar pressão e chegar ao local, leva certo tempo. Quanto mais a gente economizar mais rápido chegaremos à normalidade”, afirmou.
 
Vazamento de água 
 
O gerente regional da Embasa, Raimundo Neto, informou que alguns vazamentos de água já foram identificados pela empresa na rede de distribuição e que já estão sendo corrigidos. Ele pediu o apoio da população na identificação dos vazamentos. 
 
“É importante que a população informe a Embasa através da imprensa ou através do telefone 0800 055 5195, com o endereço correto para que a gente possa resolver o mais rápido possível. Existem várias vias na cidade, a empresa monitora a pressão em alguns pontos, além disso, temos a nossa equipe trabalhando, mas a melhor forma de identificar os vazamentos de forma rápida é em parceria com a comunidade”, destacou.
 
Ele disse ainda que a Embasa está tentando buscar uma reestruturação melhor da equipe e da estrutura, para que as correções dos vazamentos sejam feitas de forma mais rápida. “Esse serviço é feito por empresas terceirizadas e é preciso que a Embasa feche o cerco de fiscalização para que os serviços sejam corrigidos”.
 
Segundo Raimundo Neto, para melhorar o abastecimento, a Embasa está realizando algumas obras, a exemplo da obra de distribuição na rede da região norte da cidade. “Essa obra atenderá vários bairros da região norte de Feira de Santana”. 
 
Ligações clandestinas 
 
Outro fato que merece a atenção da Embasa, segundo Raimundo Neto, são as ligações clandestinas. Ele afirmou que a Embasa está atuando fortemente na fiscalização e que já identificou alguns casos. “Quando identificamos esses casos, vemos que quem usa a água de forma irregular está tirando a oportunidade de outras pessoas”, finalizou. 
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários