Vereador Frei Cal deixa a Ordem e casa em Alagoinhas

Ele disse que o desligamento foi uma decisão individual e amadurecida ao longo do tempo e garantiu que a renúncia aos votos não o afasta de Igreja Católica nem de Cristo.

Foto: Andréa Trindade/AC

A notícia foi divulgada por meio de uma nota enviada à imprensa e causou surpresa. O vereador Carlos Alberto Costa da Rocha (Frei Cal), do PMDB, que exerce o primeiro mandato em Feira de Santana, deixou a Ordem dos Frades Capuchinhos e casou. A cerimônia que oficializou a união com Maria Raimunda aconteceu no dia 10 passado, em Alagoinhas.

Na manhã desta quinta-feira (18), em entrevista ao Acorda Cidade, Frei Cal, reafirmou que foi “uma decisão individual e amadurecida ao longo do tempo”, conforme justifica no comunicado oficial. Ele explicou que o processo vem se desenrolando há algum tempo.  O afastamento da Ordem, segundo ele, se deu de forma tranquila, sem desentendimentos.

Ao comunicar a renúncia aos votos do clérigo e o afastamento da Igreja Católica e mais especificamente a Ordem dos Frades Capuchinhos, na condição de religioso, Frei Cal justificou que não tornou a sua decisão pública por se tratar de um processo de tramitação demorada. O pedido de desligamento foi feito em 2009.

A nota na íntegra

"O Vereador Carlos Alberto Costa da Rocha vem comunicar a decisão de renunciar aos votos de clérigo e deixar, como religioso, a Igreja Católica e em particular a Ordem dos Frades Capuchinhos. A decisão foi tomada no ano de 2009, mas devido a demora da tramitação do processo de desligamento não tornou pública de pronto a sua decisão, embora já fez algumas declarações em entrevistas de programa de rádio. É preciso deixar claro que esta foi uma decisão individual, amadurecida ao longo do tempo.

Não houve renúncia de Cristo nem da Igreja Católica e sim do sacerdócio. Comunico que, no último dia 10, o vereador contraiu o matrimônio e que continua agora não mais como sacerdote, mas como homem comum à disposição de toda a sociedade, para servi-la dentro das suas possibilidades. Na luta por uma sociedade mais justa e fraterna".

Madalena de Jesus
 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários