Para concorrer a uma vaga de perito médico-legal, o candidato deve ser bacharel em medicina. Já o cargo de perito odonto-legal, requer diploma em odontologia. Podem concorrer às demais vagas candidatos com qualquer formação superior, porém é exigida Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria ‘B’ no mínimo, para a função de perito técnico.
As vagas são distribuídas em seis regiões
Grande Regional Recôncavo (21 vagas), Grande Regional Chapada (20), Grande Regional Mata Sul (26), Grande Regional Nordeste (23), Grande Regional Oeste (20) e Grande Regional Planalto (20). A primeira abrange os municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Santo Amaro.
Já a segunda região contempla Irecê, Itaberaba, Jacobina e Seabra. A terceira região engloba Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Valença e Eunápolis. A quarta região abrange Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim e Euclides da Cunha. A penúltima região contempla Barreiras, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa, e a sexta região, Vitória da Conquista, Guanambi, Itapetinga, Brumado e Jequié.
Salários
A remuneração para os cargos de Perito criminalístico, médico-legal e odonto-legal em início de carreira pode chegar a R$ 4.895,61, incluindo vencimento básico, Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ) e vantagens relativas à jornada de trabalho de 40 horas semanais. Para o cargo de perito técnico, a remuneração inicial, formada por vencimento, Gratificação de Atividade de Polícia Judiciária (GAPJ) e vantagens para 40 horas, chega a R$ 2.158,51. A jornada mínima para as carreiras é de 30 horas semanais.
As provas objetivas e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas em Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista, de acordo com a região para a qual o candidato se inscreveu. O edital prevê ainda, sob responsabilidade da FCC, mais três etapas eliminatórias – teste de aptidão física, exames biomédico e psicotécnico, além da avaliação de títulos, de caráter classificatório. Já a investigação social e de conduta pessoal (eliminatória) será feita pela Polícia Civil e Saeb.