Rede Social
Facebook traz de volta polêmica função que mostra localização de amigos
O que pouco tem sido comentado é que a aplicação não é uma proposta tão recente assim, e teria sido inclusive alvo de polêmicas no passado.
Acorda Cidade
O Facebook anunciou o lançamento de "Nearby Friends" uma nova função para indicar quais amigos da rede social estão próximos de você. O recurso será opcional, podendo ser ligado e desligado quando o usuário desejar, e começará a funcionar nos Estados Unidos, em dispositivos Android e iOS. No entanto, o que pouco tem sido comentado é que a aplicação não é uma proposta tão recente assim, e teria sido inclusive alvo de polêmicas no passado.
Em 2012, a rede social anunciou um recurso chamado "Find Friends", algo que pode ser traduzido como "Encontre amigos". A função usava o GPS do smartphone para indicar uma lista de contatos que estivessem próximos naquele momento. A aplicação chegou a funcionar em dispositivos Android e iOS, mas logo foi retirada do ar.
O motivo da retirada foi a polêmica que se criou ao redor do "Find Friends", quando o CEO da empresa "FindThem", Charles Sankowich, foi à imprensa denunciar que a rede social de Zuckerberg estaria copiando um produto criado por sua companhia. O CEO afirmou que não desistiria da ideia de entrar com uma ação contra o Facebook por “roubo de marca registrada”.
Sankowich, de fato, acionou a justiça para tomar providências com relação ao possível plágio, e, dias após a chegada de "Find Friends" no aplicativo móvel do Facebook, a função foi desativada. À época, a assessoria da rede social de Mark Zuckerberg decidiu não comentar a decisão, mas, em um comunicado anterior, a empresa afirmou que aquela “não era uma liberação formal do recurso, e sim alguns engenheiros testando o novo produto”.
Dois anos após toda a polêmica, o Facebook vem a público relançar com nome novo, e layout bem melhorado, a mesma função de geolocalização de amigos no smartphone. O recurso ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas usuários dos Estados Unidos já poderão usufruir da aplicação nas próximas semanas. As informações são do TechTudo.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes