Sepultado ex-vereador Theódulo Bastos Júnior

Foi sepultado na tarde de sábado, em Feira de Santana, o ex-vereador Theódulo Bastos de Carvalho Júnior. Theodinho, como era também conhecido, morreu às primeiras horas, na capital. Theodulo estava há pouco mais de um mês internado em Salvador e não conseguiu vencer a luta contra o câncer, que descobriu há algum tempo.

Nascido na vila de Bonfim de Feira há 82 anos, hoje distrito, ele foi presença atuante nos mais diversos segmentos da vida da cidade. A Feira de Santana perde um grande filho.

Filho do médico Theódulo Bastos, que foi prefeito de Feira de novembro de 1937 a julho de 1938 e assumiu a Assembléia Legislativa no começo dos aos 50, Theodinho também participou ativamente da vida pública feirense, tendo sido eleito vereador por três mandatos consecutivos, os dois primeiros em 1958 e 1962 pelo legenda do antigo PSD e o último em 1966, pelo MDB, hoje PMDB.

Foi eleito pelo primeira vez em 1958, formando a bancada do PSD ao lado de Colbert Martins, Oscar Marques, Antonio Manuel Araujo e Antonio Pinto (irmão de Chico Pinto). Da mesma legislatura, por legenda diferente, participaram João Durval, Alberto Oliveira, Sisnando Lima, Waldir Pitombo e outros.

Foi reeleito em em 1962 pelo PSD juntamente com Colbert Martins, Antonio Araujo, Antonio Pinto e mais a eleição de Jackson do Amaury. Naquela legislatura também foram eleitos por outros partidos, Paulo Cordeiro, Joselito Amorim, Jorge Mascarenhas, Newton Tavares, Altamir Lopes, José Pinto, seu conterrâneo Godofredo Leite Filho, de Bonfim de Feira, e outros.

A última disputa e última vitória, aconteceu em 1966, já pelo MDB, tendo como colegas de bancada, além de Jackson do Amaury, os estreantes José Falcão da Silva, Luciano Ribeiro, Noide Cerqueira e Itaracy Pedra Branca. Entre outros estreantes estavam Manuel da Costa Falcão, João do Ouro, Dival Machado e Doute de Cerqueira Gonçalves, além de Laura Folly, a primeira mulher a ter assento na Câmara, ainda que interinamente, como primeira suplente.

Membro do primeiro clube de serviços de cidade, Theódulo Bastos de Carvalho Júnior, Theodinho, dedicou mais de meio século ao Rotary Clube de Feira de Santana, já que teve seu ingresso oficializado no mês de meio do distante 1958.
Theodinho, depois de exercer os mais diversos cargos na estrutura rotariano nesta cidade, chegou à sua presidência para o ano rotário 1971/1972.  Para orgulho não só dos seus colegas rotarianos mas para toda a Feira, chegaria a Governador do Rotary para a Bahia e outros estados em 1992.

Ressalta-se que a ultima aparição pública de Thedoluo Bastos de Carvalho Junior, em eventos sociais, foi com seus companheiros de Rotary, comemorando mais um Natal, no ano passado, já debilitado.
Thedodulo Bastos de Carvalho Junior, mesmo já octagenário, era o retrato fiel dos grandes homens de negócios responsáveis pelo progresso e pelo desenvolvimento que fazem da Feira de Santana uma das mais importantes cidades do país.

Católico, cursilista, rotariano, legislador, pecuarista, agricultor e empresário, Theodinho, deixou sua marca em diversos empreendimentos feirenses. Deixou, acima de tudo, exemplo de dignidade e respeito, que engrandecem não apenas a viúva Consuelo Carvalho, filhos, netos, bisnetos, outros parentes, mas a todos que vivem o dia-a-dia da Feira de Santana.

Informações do Jornalista Adilson Simas

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários