Câmara Municipal

'Queremos que as nossas diferenças sejam reconhecidas', diz pedagoga em sessão pelo Dia da Mulher

Paula Santos falou sobre a diversidade de mulheres existentes, os diferentes objetivos de cada uma e a importância de essas distinções serem reconhecidas

Orisa Gomes

“Temos mesmo garantidos os nossos direitos a ter direitos? Será que realmente a democracia não nos atinge?”. Esses questionamentos foram feitos pela pedagoga Paula Santos, palestrante da sessão especial na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (14), para conceder a Medalha 8 de Março a mulheres feirenses. O evento atendeu ao decreto legislativo de autoria da Mesa Diretiva da Casa, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Pautada nas “Anas do Viveiros”, “Franciscas do Centro de Abastecimento” e “Marias da Matinha”, a pedagoga falou sobre a diversidade de mulheres existentes, os diferentes objetivos de cada uma e a importância de essas distinções serem reconhecidas. “A sociedade, infelizmente, de uma forma feroz, vem ditando o que a mulher tem que ser. Será mesmo que todas as mulheres querem alcançar grandes cargos? Será que as mulheres não têm o direito de dizer hoje: ‘Eu quero apenas ser uma dona de casa?’ O que nós queremos é que, na verdade, as nossas diferenças sejam reconhecidas”, afirmou.

Maioria minoritária

Embora as mulheres sejam maioria em número, Paula Santos observou que se tornam minoria quando, por exemplo, recebem salários mais baixos que os homens, ocupando os mesmos cargos. Isso acontece porque, segundo a pedagoga, as mulheres são reconhecidas como frágeis ou simplesmente não são reconhecidas. “E fica a grande questão para todos nós: o que estamos fazendo para mudar essa realidade?” pontuou.

A homenagem da Câmara a mulheres comuns de Feira de Santana foi apontada pela pedagoga como uma das iniciativas que contribuem para a mudança desse contexto social. O presidente da Casa, Justiniano França, reforçou a afirmativa. Para ele, o reconhecimento é um meio de fortalecer a mulher em seus desafios diários. Uma das homenageadas, a professora Jaciara Brandão, dedicou a medalha que recebeu a todas as mulheres.

Entre as autoridades presentes na sessão estavam, além dos vereadores, o deputado federal Fernando Torres (PSD), a secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, e o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários