Câmeras inteligentes monitoram a cidade

Logradouros e vias públicas em pontos estratégicos de Feira de Santana passarão a contar com tecnologia de ponta para identificar e localizar veículos e pessoas em situação suspeita. Cerca de 130 câmeras especiais com softwares avançados serão utilizadas no monitoramento de placas de veículos, leitura facial e também controle de número e movimento de pessoas.

Projeto para implantação destes equipamentos já foi assinado com o Ministério da Justiça, na terça-feira (26 de janeiro), pelo prefeito Tarcízio Pimenta, durante audiência em Brasília, acompanhado do diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico.

Conforme César Orrico, as denominadas câmeras “inteligentes” dispõem de software com vários aplicativos. Dentre elas, programas que contam número de pessoas em determinado local, inclusive em trânsito, limita a ação de pessoas, identificando gestos suspeitos e automaticamente informando através de mensagens passadas para telefone, site e outros recursos. Outras câmeras possuem programas específicos que executam a leitura facial de quem passar pelo local, identificando pessoas procuradas pela Justiça através da comparação da imagem captada pelas lentes da câmera com as de fotos nos arquivos da Justiça e da Polícia.

Dentre as 130 câmeras também estão algumas preparadas especialmente para realizar a leitura de placas de veículos, identificando automaticamente qualquer automóvel com restrição de furto ou roubo, por estar linkada com o banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

César Orrico informou que neste mês de fevereiro a Prefeitura de Feira de Santana vai encaminhar os orçamentos para implantação do sistema tecnológico de monitoramento visando a liberação dos recursos para aquisição dos equipamentos. “São equipamentos especiais, alguns deles com infra-vermelho para serem utilizados à noite, e que terão o sinal transmitido através do sistema de rádio”, informou.

Informações da Secom

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários