Beleza
Chega de xampu? Mulheres criam fórmulas caseiras para lavar o cabelo
Até que ponto o produto comercializado faz bem aos fios? E será que as alternativas feitas em casa são prejudiciais? Acabe com essas dúvidas polêmicas a seguir.
Acorda Cidade
Você teria coragem de não usar mais xampu ao lavar o cabelo? O produto, que é item indispensável na hora do processo de limpeza dos fios, virou um inimigo para muitas mulheres, principalmente para a blogueira americana Jacquelyn Byers, que é adepta de um estilo de vida natural e resolveu parar de usá-lo definitivamente. Byers ficou conhecida ao falar que não lava os cabelos há cinco anos depois de perceber a quantidade de componentes químicos que existem nas fórmulas dos produtos vendidos. “Você beberia isso? Se você não se sente confortável ao tomar, por que colocaria na sua cabeça e no corpo?”, questionou ela. Hoje, a blogueira diz que esfrega os fios apenas duas vezes por semana na água e só!
Mas se você pensa que só ela faz isso, engana-se. O movimento antixampu parece ganhar cada vez mais força com o tempo e algumas brasileiras já aderiram ao estilo “natureba e caseiro”, conhecido também como “no poo” (abreviação de não ao xampu). O poder já é tão grande que foi criado um grupo no Facebook com o nome de No/Low Poo e já são mais de 13 mil membros. Lá, elas discutem produtos e fórmulas feitas em casa, como vinagre + bicarbonato de sódio.
Afinal, qual é o problema do xampu?
Conversamos com a professora Ana Carolina Ribeiro, docente do curso de Visagismo e Terapia Capilar da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, para entender qual é o grande dilema do xampu. “Ele é feito com lauril éter sulfato de sódio, que nada mais é do que um detergente que remove a gordura dos fios e do couro cabeludo”, explicou ela. Este componente, segundo os depoimentos nos blogs e redes sociais, é o grande inimigo da mulherada, que acredita que ele é o responsável por estragar e ressecar os fios. Mas Ana Carolina explica que alguns xampus contêm mais lauril e outros menos. “Se a quantidade não for equilibrada e correta, ele pode sim danificar a fibra do cabelo. Portanto, é muito importante escolher sempre o xampu ideal para o seu tipo de cabelo. Os que são específicos para cabelos oleosos contêm mais detergente para remover a gordura. E se você tiver fios secos, o resultado realmente não será bom.” Mas hoje em dia, os xampus já não contam apenas com o lauril na composição. “Muitas marcas fazem um bom equilíbrio e usam também aminoácidos, silicone e óleos vegetais.”
E aí, qual é a solução então?
Você usaria vinagre e bicarbonato no cabelo? A dermatologista Renata Marques, do Rio de Janeiro, não recomenda. “O bicarbonato é alcalino, contém um pH muito alto, e pode não ter uma reação boa ao entrar em contato com a gordura dos fios, alterando o pH normal do couro cabeludo. O vinagre, além de não limpar o fio, tem um cheiro característico ruim. Diante de tantos produtos no mercado, não há necessidade de usar isso. Hoje em dia, os xampus e condicionadores contêm muitos óleos e hidratantes”, explica ela, que indica duas opções para quem não quer estragar tanto os fios: alternar as marcas para evitar resíduos e manipular os xampus com os componentes específicos que o médico prescrever. Ah, e será que “lavar” só com água dá certo? “O cabelo sempre fica sujo com a poluição do dia a dia e a água, definitivamente, não tira esta sujeira”, conta Ana Carolina. As informações são da Glamour.
Assuntos
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes