Em janeiro, 39 homicídios foram registrados pela Polícia Civil em Feira de Santana. Quase o dobro do mesmo período no ano passado, que registrou 20 mortes violentas. Só no último final de semana do mês quatro homens foram assassinados e mais três, que ainda não foram identificados, morreram em confronto com a polícia.
De acordo com um levantamento feito pelo repórter Aldo Matos, do programa Acorda Cidade, da Rádio Sociedade de Feira, Expansão do Feira IX foi bairro mais violento ao longo do mês, com o registro de quatro homicídios e um latrocínio. Em segundo lugar, seguem os bairros George Américo, Conceição, Feira X e o distrito de Bonfim de Feira, com três homicídios cada. Dos 39 homicídios, dez vítimas eram adolescentes.
Em janeiro houve dois latrocínios e seis mortes de pessoas em confronto com a polícia, totalizando 47 mortes violentas. Pelo menos 13 pessoas foram vítimas de homens utilizando motocicleta. 21 homicídios aconteceram na área da 1ª Delegacia, 18 na área da 2ª Coordenadoria de Polícia e dois serão apurados pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos DRFR).
Homicídios do final de semana
Na noite da última sexta-feira (29) Ezequiel dos Santos Silva, 19 anos, que morava noTomba, foi executado com seis tiros, na praça do bairro, atrás do módulo policial. Segundo informações, Ezequiel é suspeito de ter matado Sofia Santos Costas, de 18 anos, no dia 16 de dezembro de 2009, próximo à estação de transbordo, no mesmo bairro. A intenção de Ezequiel teria sido matar o namorado de Sofia Santos, mas como não o encontrou, assassinou a jovem.
Na manhã de sábado (30), foi encontrado o corpo do mecânico Carlos Alberto Florentino de Jesus, dentro de um veículo Gol, cor prata, na BR- 116 Norte, próximo ao posto Trevo e ao distrito de Tiquaruçu.
No sábado à tarde foi assassinado Agenildo Silva da Luz, 42 anos, que morava na rua Godofredo Leite, bairro Eucalípto. Ele foi morto com golpes de faca provocados por Ailson Alves Falcão, no fundo do Posto Trevo, Parque Itamandari. Segundo informações, após ter matado Agenilton, Ailson foi baleado por pessoas que estava em uma moto. Ele foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrade, onde permanece internado.
A Polícia Civil já compareceu à unidade hospitalar e autuou Aílson em flagrante. Quando sair do Hospital, ele será levado para o Complexo Policial Investigador Bandeira.
Foi executado com dois tiros de pistola, na manhã de sábado (30), na Feirinha da Estação Nova, o ex-presidiário Jadson Nery de Souza, 20 anos, conhecido como “Nego Talo”.
Segundo informações, dois homens em uma motocicleta se aproximaram e o carona desceu da moto sacando uma pistola e efetuou dois disparos na cabeça o ex-presidiário, que estava cuidando de carros na feirinha. Jadson Nery de Souza teve morte instantânea. Ele estava em liberdade há seis meses, depois de ter cumprido pena, no Presídio Regional de Feira de Santana, por assalto a mão armada e porte ilegal de armas. Os autores do crime fugiram sem deixar pistas.
Confronto com a polícia
Ainda no sábado, três homens morreram em confronto com a Polícia Militar, em Feira de Santana. Os corpos ainda não foram identificados. As vítimas praticavam assaltos na cidade usando motocicletas.
Andréa Trindade com informações do repórter Aldo Matos