Inep divulga notas máximas e mínimas do Enem 2009

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) divulgou nesta quinta-feira (28) as notas máximas e mínimas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Com essa escala de notas, os estudantes saber se estão acima ou abaixo do desempenho médio, que é o de 500 pontos.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias
263,3
903,2
Ciências Humanas e suas Tecnologias
300,0
887,0
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
224,3
835,6
Matemática e suas Tecnologias
345,9
985,1
Área do conhecimento
Menor nota observada
Maior nota observada

 

 

 

 

 

 

O exame apresenta cinco notas, uma para cada área do conhecimento que foi avaliada: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação. O desempenho dos candidatos foi calculado de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que mede o conhecimento a partir do comportamento observado em testes; exceto a redação, que é avaliada nos moldes dos exames anteriores.

Teoria de Resposta ao Item
A nota calculada pela TRI não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.

Consulte seu desempenho no Enem 2009

A nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros).

Resultado
O MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta quinta-feira (28) o resultado do Enem 2009. Mais de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas e podem usar a nota em busca de vagas em universidades.

•Confira as notas no site do MEC

No site é possível acessar os desempenhos individuais nas provas do Enem de duas maneiras: com o CPF e a senha contida no cartão de confirmação, enviado aos inscritos pelos correios, ou com o número de inscrição para o exame, mais a senha.

Caso o participante não tenha mais a senha solicitada, ele poderá recuperá-la no próprio sistema. Para isso, será necessário informar o CPF, nome completo, unidade federativa e data de nascimento. Também será possível resgatar o número de inscrição. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o sistema não permite a alteração de nenhum dado cadastral, nem mesmo da senha.
Os participantes que realizaram o exame em janeiro também poderão acessar suas notas a partir desta quinta-feira.

Vagas em faculdades
Quem fez o Enem 2009 poderá disputar 47,9 mil vagas em instituições federais de ensino superior. Tudo isso será feito por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do MEC.

As inscrições para a primeira etapa do Sisu vão das 6h desta sexta-feira (29) até as 23h59 de 3 de fevereiro, pelo horário de Brasília (DF), pelo site sisu.mec.gov.br.

O sistema calculará uma nota de corte por dia: durante os períodos de inscrições, é possível se inscrever até as 23h59. Após esse horário, o site trava e ninguém mais se inscreve. Entre meia-noite e 6h, o sistema processa as notas das inscrições recebidas. Às 6h, o Sisu vai ter as primeiras listas provisórias das inscrições, e aí informa a nota de corte de cada curso/instituição.

O sistema permitirá apenas a escolha de uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de vaga por inscrição. Durante o período de seleção é possível mudar a opção de curso, mas a escolha que vale é a final.

Haverá mais duas oportunidades para inscrição, nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março. A cada etapa, o sistema excluirá as vagas preenchidas e mostrará apenas as que ainda estão disponíveis.

Sobre o Enem
O Enem 2009 foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro e avaliou quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, mais a redação.

A primeira versão do Enem seria aplicada em outubro, mas foi cancelada devido ao vazamento de seu conteúdo.
 

Informações do Uol

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários