Em Salvador e Região Metropolitana (RMS), o preço da gasolina subiu muito acima da média nacional no último mês de 2013. Enquanto o índice no Brasil ficou em 4,04%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na RMS, o aumento foi de 15,85%. No acumulado do ano, a gasolina aumentou, em média, 6,53% no Brasil e 7,58% na Bahia. O reajuste do etanol no estado também foi superior à média nacional, embora a diferença tenha sido menor (veja tabela).
Para o presidente do Sindicato do Comércio de Combustíveis da Bahia (Sindicombustíveis), José Augusto Costa, o aumento não foi tão grande assim. “Não dá para levar em conta só o aumento do mês, porque isso é muito relativo. O aumento do ano foi um pouco maior, mas a diferença foi irrelevante”, garantiu.
O coordenador de disseminação de informações do IBGE, Joilson Rodrigues de Souza, tem uma opinião diferente. “O preço da gasolina se manteve mais ou menos estável o ano inteiro, motivado pela concorrência. Mas, quando o governo anunciou um aumento de 5%, o que se viu nas bombas foi um reajuste muito superior. Eles viram uma oportunidade de aumentar”, disse.
O aumento da gasolina foi um dos itens que colaboraram para o aumento da inflação de dezembro e, consequentemente, do acumulado do ano de 2013. O índice do mês ficou em 0,92%, acima dos 0,54% registrados em novembro.
O maior (IPCA) dos meses de dezembro desde 2002, quando o resultado chegou a 2,1%. O ano de 2013 fechou em 5,91%, acima dos 5,84% do ano anterior. Em dezembro de 2012, a taxa ficou em 0,79%.
As informações são do Correio.