Brasil

Economia cresce com as pernas mancas, diz Mantega

Mantega acrescentou que o crédito para consumo está escasso no Brasil, enquanto o crédito para investimento é abundante

Acorda Cidade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou, na quarta-feira, 11, que o freio nas concessões de crédito, aliado às turbulências internacionais provocadas pelo prolongamento da crise financeira nas economias desenvolvidas, que consequentemente compram menos produtos brasileiros, faz com que o País cresça com pernas “mancas”.

“A economia brasileira está crescendo com duas pernas mancas”, avaliou o ministro. “De um lado, financiamento ao consumo escasso e, de outro, a crise internacional, que rouba parte da capacidade de crescimento.”

Mantega acrescentou que o crédito para consumo está escasso no Brasil, enquanto o crédito para investimento é abundante.

“Acredito que hoje qualquer empresário consegue financiamento pra aquisição de máquina e equipamento.” De acordo com o ministro, “se o vento contrário se tornar a favor, de popa, e o crédito ao consumidor possa aumentar, teremos duas novas formas dinamizadoras para estimular.”

O ministro disse ainda que “a agricultura vai bem” e que este ano deve registrar safra recorde de 187 milhões de toneladas de grãos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira registrou uma contração de 0,5% no terceiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores.

O desempenho foi fortemente influenciado pela queda nos investimentos e pelo baixo desempenho da indústria (0,1%). As informações são da Agência Estado.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários