Rádio digital terá definição até fevereiro

A rádio digital permitirá a realização de transmissão em ondas curtas com maior qualidade de som. A digitalização do rádio vai trazer novos serviços ao povo.

O ministro das Comunicações Hélio Costa anunciou que o Governo Federal quer divulgar até o final da primeira quinzena de fevereiro de 2010 o sistema de rádio digital que será adotado no Brasil. O anúncio foi feito durante uma reunião que o ministro teve com sete empresários e dirigentes de associações de radiodifusão. No encontro os empresários e dirigentes de entidades tiveram a oportunidade de ouvir as transmissões em ondas curtas feitas pela Rádio Nacional a partir da Guiana Francesa, a uma distância de 2,8 mil quilômetros da capital Federal.

Por enquanto estão sendo testados dois sistemas: o americano IBOC (In-Band-On-Chanel) e o europeu DRM (Digital Radio Mondiale). Dentro de poucas semanas serão realizados testes com transmissões digitais da Rádio Cultura e da CBN de São Paulo, além de emissoras de Belo Horizonte.

A rádio digital permitirá a realização de transmissão em ondas curtas com maior qualidade de som. Regiões distantes da Amazônia, cujas comunidades hoje são servidas apenas pela Rádio Nacional da Amazônia, também receberão o sistema.

De acordo com Hélio Costa, a digitalização do rádio vai trazer novos serviços ao povo brasileiro, como acesso à transmissão de dados, fotos, gravações e até mesmo a impressão de dados.

Informações m&m online

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários