Os contribuintes de Feira de Santana têm até esta quarta-feira (30) para realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) com 20% de desconto. De acordo com o secretário municipal da Fazendo, Expedito Eloy, até o momento a campanha do IPTU com desconto está correspondendo as expectativas.
Com o número de inscrição imobiliária é possível saber o valor do imposto em cota única e parcelado, acessando o site: https://www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br/?pg=servicosonline&iptu=1&tipo_inscricao=atual
“O contribuinte está aproveitando para pagar o IPTU com 20% de desconto até o dia 30 de abril, para pagamento a vista. Para a inflação que está em torno de 5%, esse desconto de 20% para pagamento a vista deixa claro o quanto é atrativo”, afirmou.
De acordo com o secretário, se comparado o pagamento antecipado do ano passado com esse ano, há um equilíbrio. Mas ele afirma que terá uma visão mais definitiva a partir do dia 30, quando se encerra o prazo.
Expedito ainda informou que no ano passado, em torno de 190 mil recebimentos do IPTU aconteceram na cota única. Segundo ele, no ano passado o município arrecadou perto de R$ 136 milhões e esse ano a meta é ultrapassar R$ 170 milhões. O secretário destacou que a inadimplência em Feira de Santana é uma das menores do Brasil.
“Em torno de 30% dos contribuintes optam pelo parcelamento, mas o importante é que a inadimplência é baixa. A gente não vê ninguém reclamando do pagamento do IPTU. O contribuinte quer ser bem atendido, ele quer explicação. O que deixa o contribuinte chateado é a sensação de injustiça e nós provamos que nossos valores são justos. A gente mostra ao contribuinte a média do valor de mercado e o contribuinte entende. As pessoas compreendem que isso é uma lei”, afirmou.
Além disso, o secretário defende que o contribuinte observa que o valor arrecadado pelo IPTU é aplicado em obras de infraestrutura. Segundo ele, obrigatoriamente o município tem que aplicar 25% na educação, 15% na saúde.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.