
Ações planejadas vão garantir o acesso imediato e adequado aos serviços de saúde
A três dias dias para a abertura oficial da Micareta 2025, as estruturas de saúde já estão finalizadas para receber os equipamentos e insumos necessários para atender as ocorrências da festa. A folia começa oficialmente nesta quinta-feira (1) e segue até domingo (4).
A Prefeitura de Feira vai disponibilizar dois postos avançados, sendo um na Igreja Batista Avivamento Mundial, no cruzamento entre as avenidas Presidente Dutra e João Durval Carneiro, com 24 leitos, incluindo de sala vermelha (2) e de obstetrícia (2), e o outro no estacionamento da Paróquia Santo Antônio (Igreja dos Capuchinhos) com seis leitos – neste também terá um leito de Sala Vermelha.
Nessa mega operação distribuída pelo circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, e circuitos paralelos, como nas praças da Matriz e Kalilândia (Praça Tertuliano Almeida) atuarão um efetivo de mais 460 profissionais.
São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, socorristas, motoristas, assistente social, agentes de endemias, bucomaxilofacial [profissionais responsáveis por tratar traumatismos na face e pescoço], agentes de endemias, equipes administrativas, entre tantos outros profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que estão preparados para acolher o folião e trabalhador da Micareta assegurando a assistência imediata e qualificada.
“Nossa obrigação ética, moral e profissional é nos preparar para que todos se sintam seguros”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, durante visita às instalações na manhã de hoje (28).
Além dos postos avançados de pronto atendimento, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar suporte com ambulâncias e equipes especializadas.
De acordo com o titular da pasta, o planejamento das ações de saúde para a Micareta 2025 foi pensada e articulada para garantir a otimização do acesso aos primeiros socorros e a prevenção em todos os segmentos da festa.
“Temos capacidade técnica e o total compromisso de levar cuidado, prevenção e total segurança para o folião. A Prefeitura de Feira está trabalhando de forma ordenada com todas as secretarias envolvidas nesse sentido”, destaca o secretário de Saúde, Rodrigo Matos.
Outros serviços
Ainda, as equipes da Vigilância Sanitária (Visa) vão atuar nos comércios formal e informal para garantir qualidade e segurança dos produtos de consumo humano, enquanto os profissionais de Vigilância em Saúde estarão empenhados nas atividades de controle epidemiológico e de fiscalização.
Já o Cerest (Centro de Referência Municipal em Saúde do Trabalhador) estará de olho nas condições de saúde do trabalhador, prestando acolhimento e vigilância, e combatendo o trabalho infantil.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.