De ideias a negócios reais

Programa Novatores da Uefs abre inscrições para transformar boas ideias em soluções concretas

O programa, executado de forma totalmente gratuita, é voltado para quem está no início do caminho empreendedor.

Programa Novatores
Foto: Cartaz / Divulgação

Toda grande empresa ou solução começa com uma ideia simples. Foi assim com a Winflue, que conecta influenciadores digitais a oportunidades de trabalho; com a Verde3D, que transforma materiais descartados em produtos sustentáveis; e com a Fulora Kombucha, que leva sabores típicos do Nordeste para garrafas de bebida saudável. Agora, é a vez de outras 30 ideias ganharem forma através do programa de aceleração Novatores, que está com inscrições abertas para sua segunda edição.

“O Novatores existe para mostrar que boas ideias podem virar negócios reais, independentemente de onde surjam. No ano passado, ajudamos 25 projetos a saírem do papel – desde soluções tecnológicas até produtos que valorizam nossa cultura local. Este ano, queremos ampliar ainda mais esse impacto”, explica Angelo Loula, coordenador do Novatores na Uefs.

“Muitas pessoas têm ideias brilhantes, mas não sabem por onde começar. Nosso papel é justamente oferecer o caminho e os apoios necessários para que essas ideias se transformem em soluções concretas”, completa.

“Antes do Novatores, a Moradia Legal era apenas um projeto no papel. As 14 semanas de aceleração nos deram estrutura para transformar ideias em soluções reais – desde a modelagem do negócio até conexões estratégicas que nos ajudaram a validar o projeto com o público-alvo. Hoje, atendemos famílias em três municípios baianos, provando que é possível conciliar impacto social e sustentabilidade financeira. O programa não só acelerou nosso negócio, mas mudou nossa forma de enxergar o empreendedorismo”, relata Claudomiro, fundador da startup Moradia Legal e vencedor da 1ª edição do Novatores.

O programa, totalmente gratuito, é voltado para quem está no início do caminho empreendedor – seja com uma ideia ainda em formação, seja com um projeto que já começou a ser testado. Durante três meses, os participantes recebem:

– Acompanhamento personalizado com especialistas;

– Capacitações práticas sobre como estruturar o negócio;

– Ajuda para apresentar a ideia de forma clara e atraente;

– Contato com possíveis parceiros e investidores.

“Quando criamos a WInflue, percebemos o quanto é importante ter orientação e conexões certas. Programas como o Novatores são fundamentais para quem está começando”, conta Marcelo Magalhães, fundador da plataforma que hoje trabalha com influenciadores de todo o Nordeste, pioneiro na criação de startups na Bahia, entusiasta e apoiador do ecossistema de inovação de Feira de Santana..

Já Hemilly Marques, da Verde3D, participante da edição passada do Inovatores, destaca o valor do aprendizado compartilhado: “Fazer parte dessas iniciativas nos faz ver que não estamos sozinhos. Conhecer outras pessoas que estão trilhando caminhos parecidos dá força para continuarmos mesmo quando surgem desafios”.

Simone Brandão, criadora da Fulora Kombucha, também participante da edição passada, mostra como uma ideia simples pode ganhar proporções maiores: “Comecei fazendo kombucha em casa, usando frutas típicas da nossa região. Com o apoio do programa, consegui estruturar melhor o negócio e hoje trabalho diretamente com agricultores familiares, valorizando sabores como umbu e cajá”.

Ainda de acordo com Angelo Loula, para participar do programa, não é necessário ter experiência prévia em negócios – apenas vontade de transformar uma boa ideia em realidade. Como provam as histórias da WInfle, Verd3D e Fulora Kombucha.

O programa Novatores é uma realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio da Agência de Inovação (InovaUEFS), e em 2025 conta também com a co-realização da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), através da SElVA, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Conta ainda com o apoio do Sebrae, metodologia da Wadhwani Foundation e parceria do Hub Feira.

Como participar :

As inscrições já estão abertas pelo site ou pelo Instagram @aceleranovatores.

Podem se inscrever pessoas de Feira de Santana e dos territórios do Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano, Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Bacia do Jacuípe e Sisal. (Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Serrinha, Itaberaba, Amargosa).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram