Concursos

Justiça oficializa Cebraspe como banca organizadora de concurso da PF

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos

sede da polícia federal
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Brasil – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou, nesta sexta-feira (25), em publicação no Diário Oficial da União, que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será a banca organizadora do próximo concurso público da Polícia Federal (PF).

O contrato com banca organizadora foi assinado na quinta-feira (24).

O processo seletivo servirá para preenchimento de 192 vagas de cargos administrativos nos quadros da instituição. Os cargos de nível médio e superior autorizados em portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em dezembro passado, são:

  • · Agente administrativo: 100 vagas de nível médio;
  • · Assistente social: 13 vagas de nível superior;
  • · Contador: 9 vagas de nível superior;
  • · Enfermeiro: 3 vagas de nível superior;
  • · Médico: 35 vagas de nível superior;
  • · Psicólogo: 6 vagas de nível superior;
  • · Farmacêutico: 2 vagas de nível superior;
  • · Nutricionista: 1 vagas de nível superior;
  • · Estatístico: 4 vagas de nível superior;
  • · Administrador: 6 vagas de nível superior;
  • · Técnico em comunicação social: 3 vagas de nível superior;
  • · Técnico em assuntos educacionais: 10 vagas de nível superior;

O MGI estabelece o prazo de seis meses a contar da publicação da portaria, ou seja, até 6 de junho, para a divulgação do edital de abertura de inscrições para o certame.

Entre a publicação do futuro edital e a realização da primeira prova do certame, o prazo deverá ser de dois meses.

Carreiras policiais

Além das 192 vagas administrativas, em fevereiro, a Polícia Federal anunciou a realização de novo concurso público para recrutamento e seleção de mil novos policiais federais, com vagas distribuídas da seguinte forma: 120 para delegados, 69 para peritos criminais, 630 para agentes, 160 para escrivães e 21 para papiloscopistas.

No caso dos cargos das carreiras policiais, a portaria que autoriza a realização do concurso estabelece prazo até 13 de agosto para a publicação do edital de abertura de inscrições para o certame.

O último concurso da PF foi realizado em 2021, com a oferta de 1,5 mil vagas para quatro cargos policiais (delegado, agente, escrivão, papiloscopista), com remuneração de até R$ 23,6 mil.

Inscrições

Pelas redes sociais, a Polícia Federal explica que o edital do próximo concurso ainda não foi publicado e que as inscrições não estão abertas. A data de publicação dos editais ainda não foi definida pela instituição.

A Polícia Federal recomenda cuidado com sites falsos.

“Quando for divulgado, todo o processo de inscrição deverá ser feito exclusivamente no site oficial da banca organizadora”, diz a publicação.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram