Feira ganha prioridade no combate a dengue

Por ter apresentado aumento no número de casos de dengue, Feira de Santana os 45 municípios baianos que vão receber atenção especial do Ministério da Saúde.

Feira de Santana está entre os 45 municípios baianos que vão receber atenção especial do Ministério da Saúde no controle da dengue, por ter apresentado aumento no número de casos.

A cidade registrou Feira de Santana registrou 2.835 casos de dengue de um total de 6.150 notificações verificadas no município em 2009. De acordo com a estatística, levantada através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), a maioria dos casos foi relacionada a “dengue clássica”, totalizando 2.686 ocorrências, seguido de “dengue com complicações”, 121, “febre hemorrágica do dengue”, 27, e “síndrome do choque do dengue”, um caso.

Do total de 6.150 “notificações suspeitas” verificadas este ano, o mês de abril foi o período que atingiu o topo da estatística com 2.236 casos, seguido de março, 1.808. Em maio, quando a Divisão de Vigilância Epidemiológica registrou declínio na estatística, houve 791 anotações suspeitas, seguido do mês de junho com 314 casos, julho 287, e agosto 206. Em setembro e outubro, os números foram iguais, 69 notificações, cada. Em novembro, foram 60 notificações e em meados de dezembro, 13. Antes, porém, em janeiro, foram 60 notificações e, fevereiro, 237.
 

Na Bahia, entre janeiro e agosto, foram 101.676 casos registrados, contra 33.541 no mesmo período de 2008.  O número de casos graves (complicações e febre hemorrágica) cresceu de 240, em 2008, para 705, entre janeiro e agosto de 2009. No mesmo período, as mortes aumentaram de 15 para 47. Os outros estados onde cresceram as ocorrências são: Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Segundo a Agência de Comunicação do Estado da Bahia, os municípios priorizados na Bahia  tiveram base em critérios como contingente populacional e risco de introdução de novos sorotipos de dengue, sobretudo em áreas fronteiriças, portuárias e turísticas.  Até o final de 2010, o governo federal deve investir R$ 127 milhões na Bahia, recursos que incluem envio de inseticidas, larvicidas, veículos e equipamentos para fumacê. Também haverá supervisão do uso do teste rápido para detecção do sorotipo viral da dengue.

Os municípios prioritários na Bahia são: Alagoinhas, Araci, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Campo Formoso, Candeias, Casa Nova, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Dias d’Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Monte Santo, Mundo Novo, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

Andréa Trindade com informações da Agecom e Secom

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários