Feira de Santana

Estação de Tratamento de chorume entra em pré-operação

Atualmente o resíduo gerado no aterro é enviado para a Estação de Tratamento de Efluentes da Embasa.

Acorda Cidade
 
A Estação de Tratamento de Esgoto está em pré-operação no aterro sanitário da empresa Sustentare. O equipamento fará, em breve, o tratamento do chorume, líquido oriundo da decomposição do lixo orgânico.

Atualmente, o resíduo gerado no aterro é enviado para a Estação de Tratamento de Efluentes da Embasa. Quando há excedente, em períodos de fortes chuvas, o chorume é tratado na Cetrel (Empresa de Proteção Ambiental), em Camaçari.

 
O assunto foi abordado pelo gerente de operações da Sustentare, Domingos Barbosa, durante a sessão especial realizada na Câmara Municipal, na última quinta-feira, quando ele explanou sobre o controle de monitoramento do solo, assim como do lençol freático, estabelecido no aterro.
 
O aterro sanitário possui licenciamento para a gestão de resíduos do tipo I (industrial), tipo II (domiciliar) e hospitalares. Este último, com manejo adequado com o uso de uma autoclave. Além do chorume, o metano gerado a partir da decomposição do lixo orgânico é canalizado e queimado.
 
A análise da água é feita trimestralmente, e os resultados enviados aos órgãos de controle. A última foi em setembro de 2013, e dispõe de dados do laboratório Bioagri, que analisou água coletada nos poços no entorno do aterro sanitário e não identificou nenhuma contaminação.
 
O mesmo resultado foi confirmado em laudo emitido pela Embasa, após solicitação da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo o dirigente da Sustentare, a empresa segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pelo Governo Federal, bem como todas as condicionantes impostas pelo Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). As informações são da Secom.