Saúde

Feira de Santana recebe 10 médicos cubanos através do programa Mais Médicos

De acordo com a secretária, ela foi informada na última quinta-feira (31) sobre a chegada de novos profissionais.

Laiane Cruz

A secretária de Saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas, recepcionou ontem (5), na secretaria do município, mais 10 médicos cubanos e dois brasileiros, que deverão atuar em Postos de saúde da família.   
 
De acordo com a secretária, ela foi informada na última quinta-feira (31) sobre a chegada de novos profissionais, contratados pelo Programa Mais Médicos, a Feira de Santana. Eles são provenientes de Cuba e outros são brasileiros, mas que também estudaram naquele país. 
 
 
“Na sexta à tarde nós os trouxemos e nessa segunda fizemos uma reunião com eles, onde demos uma agenda que eles irão cumprir e assim fazer as ações, internamente, primeiro, onde eles vão conhecer a dinâmica do serviço, conhecer os impressos e os setores da secretaria, para daí eles serem designados para as unidades, as quais estão sendo separados pela Atenção Básica”, explicou Denise.
 
Ainda segundo a secretária, os novos médicos não deverão passar por mais nenhum teste, uma vez que eles já realizaram o curso de capacitação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), fornecido pelo Governo Federal. “Porque eles já são médicos de fronteiras, tem muitos mestres, eles já estudaram a questão da saúde na comunidade. Então, na realidade, nós mostramos um pouco do que é o nosso sistema brasileiro e dentro do município como funciona toda a rede”, informou.
 
“Nós estamos dentro da perspectiva de que tudo funcione bem, e o perfil deles, até o momento, é um perfil que realmente contempla, mas eu acho que com o tempo, o cuidado e o acompanhamento, eu acho que isso que é importante, para que possamos ter uma boa resposta no sistema de saúde. Mas, eles só podem atuar na Rede Básica de Saúde”, acrescentou.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários