Afinal, para que serve o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que é cobrado anualmente pelos municípios? Esta é uma pergunta feita por uma leitora no portal Acorda Cidade, que cobra por serviços de limpeza na Rua Ipamerim, no bairro Sobradinho, em Feira de Santana. No local há sujeira e vegetação alta, situação recorrente, já solucionada em outras ocasiões com o custeio dos próprios moradores.
“Pedimos urgentemente a limpeza dessa rua, já que pagamos IPTU, e há mais de dois anos solicitamos a limpeza e ninguém veio”, declarou a leitora.
O que é o IPTU?
O IPTU é um imposto, fonte de arrecadação para União, Estados e Municípios, utilizado para custear receitas, como as da Saúde e Educação, podendo abranger também a infraestrutura da cidade.
Mais reclamações
Na Rua Dr. Araújo Pinho, no bairro Olhos D’água, o problema é um buraco na via, que tem causado transtornos para quem transita pelo local. Um registro enviado por uma internauta mostra como ficou o carro em que ela estava após cair na cratera. “Precisamos de um guincho, e ainda danificou o carro. Por pouco não houve um acidente grave”, contou.
No conjunto Feira VII, nas proximidades do Parque da Cidade e da Rua do Salvador, uma praça está sendo utilizada para descarte irregular de lixo. A situação está incomodando moradores.
Um ouvinte, morador do distrito de Bonfim de Feira, relatou ao Acorda Cidade a alta frequência de porcos nas ruas. Os animais estão espalhando o lixo depositados pelos moradores. “Queremos uma solução, a retirada dos porcos das ruas de Bonfim de Feira. É inadmissível a bagunça que eles fazem nas ruas”, contou.
Na Rua Pax, no bairro Subaé, um registro feito por um leitor mostra um bueiro sem a tampa de concreto. O buraco tem levado perigo para quem passa pelo passeio, moradores pedem por uma solução para a empresa Embasa.
Lixo descartado irregularmente e falta de limpeza na Estrada Pau Bombo, no bairro 35º BI, no local há entulho e resto de móveis. “A prefeitura ou o Estado tem que tomar providências, por uma câmera para multar quem está fazendo isso”, disse um internauta do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.