Campanha legaliza e recolhe 123 armas

Desde que a Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos iniciou a campanha do desarmamento em Feira de Santana foram recolhidas 47 armas de diversos calibres e outras 76 cadastradas. A campanha começou no dia 07 de dezembro, sendo finalizado nesta quinta-feira (31).

Foto: Secom

De acordo com o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana, o resultado alcançado é expressivo. “Se considerarmos que em todo o ano de 2009 as forças constituídas apreenderam 227 armas dentro do processo de regularização, legalização e recolhimento, então podemos admitir que tivemos uma campanha satisfatória", observa.
 

A expectativa do secretário é que a população continue participando da entrega de armas, uma vez que um posto fixo será mantido na cidade. "Muitas pessoas pensam que arma nas mãos de um cidadão de bem é um elemento de proteção, quando não é. O cidadão não faz o manuseio constante da arma, e às vezes perde a própria vida”, observa.

O posto de entrega permanente foi transferido para o Movimento Pela Paz e Não Violência (MovPaz), no bairro Feira V, avenida Antonio Carlos Magalhães. A entrega e o cadastro podem ser feitos das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas.

As pessoas que fazem a entrega da arma preenchem um formulário de requisição da correspondente indenização que varia entre R$ 100,00 e R$ 300,00, de acordo com o calibre e a característica da arma.

“A arma não deve ser levada para a entrega sem antes preencher a guia de trânsito, a condição para fazer o processo sem ter responsabilidade pelo porte ilegal de armas”, orienta o secretário.
Ainda segundo o secretário, uma parte das armas já foi encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal, em Salvador, no dia 12 de dezembro, após serem destruídas. Foram arrecadados revólveres, pistolas e escopetas, além de outros armamentos. 

A ação foi requisitada pela Polícia Federal e é uma das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, implantada recentemente pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

Desde que foi instalada, a secretaria também realizou dois seminários, reuniões com entidades ligadas à segurança pública, e está sendo desenvolvido um processo de agregação e centralização das decisões estratégicas que conta com o Conselho Municipal de Segurança Pública. Também vai realizar a primeira Conferencia Municipal de Defesa Civil.
 

Informações da Secom

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários