Festas de fim de ano e férias provocam redução do estoque de sangue no país

DaAgência Brasil 
 
Com as festas de fim ano e férias de verão, os hemocentros do país registram baixa nos estoques de sangue. Por causa das festas e viagens, os doadores praticamente somem. Em média, a queda nas doações é de cerca de 30%. Nesse mesmo período, a procura pelas bolsas de sangue cresce por causa do aumento do número de acidentes nas rodovias.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde e também com sede no Rio de Janeiro, tem alertado à população para doe sangue. Os pacientes que fazem tratamento de quimioterapia ou radioterapia, fizeram transplante de médula óssea ou passaram por cirurgias necessitam regularmente de transfusões de sangue.

O Inca precisa de 80 doações por dia para atender 1.300 pacientes por mês. De acordo com a chefe do serviço de Hemoterapia do Inca, Iara Motta, as doações já caíram, mas a expectativa é que os doadores retornem no menor prazo possível. Apesar de os meses de dezembro a fevereiro serem marcados pela queda nas doações, o brasileiro não procura os hemocentros com regularidade no decorrer do ano. Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 1,8% da população doa sangue, sendo a maioria (46%) jovens de 18 a 29 anos e mulheres (mais de 35%).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 3% a 5% da população precisa doar para abastecer os estoques de sangue. Conforme o ministério, o estoque brasileiro está em constante estado de emergência. No ano passado, 3,1 milhões de doações de sangue foram contabilizadas no país.

Doação

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos, ter boa saúde, não usar medicamentos, não ter feito tatuagem, endoscopia ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Antes da coleta, o doador deve dormir no mínimo seis horas, não ingerir bebida alcoólica no dia anterior e nem praticar atividade física ou fumar. Ao procurar um hemocentro, deve apresentar documento de identidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários