Beleza

Água termal: fonte de juventude e frescor para a pele

Ao entrar em contato com a pele, forma um filme hídrico que aumenta a quantidade total de água do extrato córneo, reforçando a hidratação cutânea.

Acorda Cidade

Você já deve ter se perguntado o porquê de usar água termal, sendo que muitas vezes custa o mesmo que um cosmético. A resposta de bate pronto é que sim, você deve usar, pois a água termal tem propriedades únicas que ajudam na recuperação de problemas na pele.
 
Rica em oligoelementos – microminerais, elementos químicos essenciais para a nossa sobrevivência –, e sais minerais, como, ferro, magnésio e cálcio, as águas termais são usadas há séculos para combater a oleosidade e a acne, além de estimular a renovação celular. “Sem dúvida, são tesouros naturais que ajudam muito a curar peles ressecadas”, comenta a esteticista e maquiladora Regina Maura.
 
Para a água ser classificada como termal é preciso que preencha alguns requisitos: ser encontrada a cerca de 1500 metros de profundidade, conter nutrientes e não ter tido contato com nenhuma substância química. Ou seja, é a água pura e cristalina de fontes subterrâneas.
 
A composição da água termal varia conforme as características naturais do terreno onde é extraída. Solos ricos em selênio e magnésio, por exemplo, dão origem a águas termais com mais concentrações desses nutrientes.
 
Em geral, as fontes da França possuem maior concentração de silicatos e oligoelementos, o que produz efeito calmante e antioxidante.
 
Já as águas termais brasileiras são originárias de São Pedro (São Paulo) e Araxá (Minas Gerais) e têm muito enxofre, que combate os microorganismos causadores da acne e da oleosidade.
 
A água termal não penetra na derme, seu efeito fica restrito à epiderme. Ao entrar em contato com a pele, forma um filme hídrico que aumenta a quantidade total de água do extrato córneo, reforçando a hidratação cutânea.
 
“Para peles desvitalizadas e ressecadas, especialmente pelo frio e queimadura de sol, o mais recomendado é utilizar em spray. Vai ajudar muito na tonificação”, recomenda Regina Maura.
 
Principais componentes da água termal:
 
Cálcio e magnésio: Estimulam a ação enzimática.
 
Selênio e Silício: Favorecem o tratamento das dermatites.
 
Enxofre: Trata das alergias e tem ação bactericida.
 
Cobre: Atua na síntese de colágeno estimulando os fibroblastos ajudando no rejuvenescimento.
 
Zinco: Promove a hidratação, além de recuperar as peles com acne.
 
Sódio: Ideal para restabelecer o equilíbrio hídrico de peles queimadas pelo sol e desvitalizadas pelo fumo ou tabagismo.
 
Sulfato: Oferece maior elasticidade à pele.
 
Flúor: Ação antisséptica.
 
Cloro: Melhora as irritações e regula o sebo cutâneo ideal para tratar e equilibrar a acne.

Fonte: Msn.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários