Fábio Barreto deve ficar desacordado por uma semana

O cineasta Fábio Barreto deve continuar inconsciente pelos próximos sete dias. Apesar de ainda ser grave, seu estado de saúde é considerado estável.

O diretor permanece em coma induzido no hospital Copa DOr, no Rio de Janeiro, após um acidente de carro na noite de sábado (19) que provocou traumatismo craniano grave. Ele respira com auxílio de aparelhos.

Na segunda-feira, Barreto foi submetido a uma cirurgia pela manhã e outra à tarde.

O procedimento da manhã foi realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, após um exame de tomografia que mostrou redução do edema cerebral. O médico realizou uma "derivação ventricular externa (colocação de um pequeno cateter dentro do ventrículo cerebral), visando ao melhor controle da pressão intracraniana e continuada redução do edema cerebral".

À tarde, o cineasta passou por uma traqueostomia (pequeno corte na traqueia para posicionamento de tubo ventilatório, substituindo o tubo oral), pois precisará de ventilação mecânica por um período prolongado. A cirurgia foi realizada pelo pneumologista João Pantoja.

Segundo o hospital, os procedimentos tiveram como objetivo "melhorar as condições para recuperação do paciente, vítima de traumatismo craniano".

Acidente

O veículo de Barreto capotou por volta das 23h de sábado na rua Real Grandeza, no acesso ao chamado túnel velho, no bairro Botafogo.

De acordo com a assessoria do cineasta, ele voltava do aeroporto Tom Jobim (Galeão), quando sofreu o acidente. Ele iria para o Piauí, onde participaria de um festival de cinema, mas não conseguiu embarcar.

Entre outros, Barreto dirigiu o filme "Lula, o Filho do Brasil", que conta a história do presidente desde seu nascimento, em 1945, em Pernambuco, até sua consagração como líder sindical, em 1980, no ABC paulista.

 Informações do Tribuna da Bahia

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários