Deu pódio para Kaleb Agapito, estudante do 8º ano do Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM) Lobato. Aos 13 anos, ele, que voltou para casa com uma medalha de bronze, foi um dos quatro estudantes da rede estadual convocado para participar da International School Sport Federation (ISF) Gymnasiade U15, campeonato mundial estudantil que aconteceu de 4 a 14 de abril, em Zlatibor, na Sérvia.
“Agradeço a Deus pela oportunidade de ter ido a Europa disputar esse campeonato e ganhar a medalha de bronze. Treinei muito para ir para Sérvia representar o CPM Lobato e a Polícia Militar”, conta o jovem estudante medalhista.
Kaleb participou da disputa nos dias 10 e 11 de abril, na categoria leve (de 38 a 40kg) do torneio. Juntamente com outros 20 atletas brasileiros, ele competiu na modalidade boxe e contou com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), além da parceria com a Confederação Brasileira de Boxe (Cbboxe).
Eles foram convocados para fazer parte da delegação brasileira no evento após serem campeões da Etapa Sub 15, da modalidade boxe, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), realizados em 2024. Ao todo, atletas de 18 países competiram nessa modalidade.
“Nós acompanhamos dia após dia a trajetória do Kaleb Agapito e investimos nele como podemos, com alimentação, descanso e levando para o treino todos os dias. Nós vibramos junto com ele essa vitória e o trabalho continua”, contaram, orgulhosos, Ingrid Agapito e Jonei Souza, pais do adolescente. “Agora ele é o terceiro no ranking mundial na categoria dele”, completou o pai.
Início no Esporte e Reconhecimento
Foi na escola que o jovem atleta iniciou o primeiro contato com o esporte. Um vídeo gravado durante a aula e postado em rede social chamou a atenção do ex-técnico de Popó, que também se tornou treinador dele. “Kaleb é o primeiro atleta a participar de um Campeonato Mundial Escolar na categoria infantil. Ele é um garoto que me enche de orgulho, é um exemplo dentro e fora do ringue. Ele evoluiu bastante e, apesar da pouca idade, ele já treina no meio de campeões olímpicos e campeões mundiais”, elogia o técnico de boxe, Luiz Dórea.
“O esporte transforma vidas, nós como educadores temos a obrigação de incentivar esses garotos. Hoje estamos todos da comunidade escolar muito orgulhosos de nosso aluno Kaleb, que inclusive é exemplo para os demais”, destaca o tenente coronel Márcio Sousa, diretor militar do CPM Lobato.
Incentivo ao Esporte no CPM Lobato
O oficial explicou ainda que o colégio, através da Seção de Educação Física (Sefis), busca convidar os alunos para a prática de diversos esportes. “Essa é a forma que temos de descobrir novos talentos”, pontua.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.