
O Senai Bahia deu um importante passo na direção da inovação e da conexão entre educação profissional e o mundo do trabalho com o lançamento da plataforma Senai On, que ocorreu na terça-feira (15). A ferramenta digital já conta com mais de quatro mil alunos e ex-alunos cadastrados e 500 empresas participantes, consolidando-se como um elo estratégico entre a formação técnica e as demandas da indústria.
Pensada para facilitar o acesso a oportunidades de emprego e estágio, a plataforma permite que empresas encontrem perfis qualificados com mais agilidade e assertividade. “A gente sabe que muitas empresas estão com dificuldades de encontrar profissionais. Então, criar uma plataforma dessas vai ajudar muito a indústria a ter acesso aos alunos do Senai. E como ex-aluno da instituição, eu posso garantir que são profissionais com excelente formação. O pessoal sai do Senai muito preparado”, afirmou o vice-presidente da Fieb Benedito Carneiro Filho.
O diretor superintendente do Senai Bahia, Evandro Mazo, explicou que a ideia surgiu a partir de uma escuta ativa sobre os desafios enfrentados por empresas e estudantes. “Criamos o Senai On inspirado em plataformas de conexão profissional como o LinkedIn, para aproximar estudantes, ex-alunos e empresas. Nosso objetivo é facilitar essa ponte e, inclusive, oferecer apoio às empresas no processo de seleção de candidatos, realizando dinâmicas e triagens nas nossas unidades, conforme os perfis desejados”.
A proposta vai além da empregabilidade. Segundo Mazo, a plataforma também faz parte de uma estratégia mais ampla de aproximação com o setor industrial: “A ideia é entender melhor que tipo de qualificação as empresas precisam, para então estruturar jornadas formativas aderentes. Além disso, temos trabalhado com foco em diversidade, promovendo a inserção de mulheres e pessoas mais velhas no mercado, como forma de ampliar a competitividade e a inclusão”.
O dirigente também destacou o chamado “apagão da mão de obra”: “A gente precisa resgatar o interesse dos jovens pela indústria. Existe uma ideia equivocada sobre esse setor, mas a indústria hoje é altamente tecnológica e criativa. A juventude precisa enxergar esse potencial, e o Senai On é uma ponte para esse futuro”.
Essa analise também é feita pelo secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Augusto Vasconcelos, que esteve no lançamento. “A plataforma Senai On se soma a rede do Sine Bahia para que nós possamos ofertar maiores oportunidades de empregabilidade, notadamente na indústria, que é o setor dinâmico, para que nós possamos gerar empregos com mais autoridade de salários e a garantia também de desenvolvimento para todas as regiões do nosso estado”.
Plataforma do Senai
Com navegação simples e intuitiva, o Senai On conecta alunos, ex-alunos e empresas, ampliando o acesso a vagas de estágio e emprego. Os usuários podem montar e atualizar seu currículo online, aplicar filtros para buscas mais precisas e se candidatar com poucos cliques.
Do outro lado, empresas acessam um banco de talentos com perfis qualificados, publicam oportunidades e entram em contato direto com os candidatos. O cadastro é rápido, tanto para estudantes quanto para empresas, pelo site senaion.senaibahia.com.br.
A plataforma Senai On segue em atualização constante, e a expectativa é de expansão no número de empresas e candidatos cadastrados nos próximos meses.
Sistema Fieb
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é uma das entidades do Sistema Fieb. Sob a liderança da Fieb, o Sistema Indústria na Bahia é formado ainda pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb). Essas instituições atuam conjuntamente e de maneira integrada, disponibilizando serviços em áreas relevantes para a sociedade, como educação, saúde, lazer, qualificação profissional, informação especializada, desenvolvimento e inovação tecnológica.
A Fieb é uma das 27 federações que integram a Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade nacional representativa do setor industrial brasileiro.
Saiba mais:
Portal Fieb clique aqui
Instagram Sistema Fieb clique aqui
Portal Senai clique aqui
Instagram Senai clique aqui
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.