Já imaginou ter aulas com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)? Para Djanna Minelly, estudante de Direito de 29 anos, essa experiência se tornou realidade. “Participar da aula ministrada pelo Ministro Luís Roberto Barroso foi uma experiência única e extremamente enriquecedora. Poder ouvir diretamente de um dos maiores nomes do nosso país sobre Teoria Constitucional e Direitos Fundamentais ampliou ainda mais minha visão sobre o papel do Direito na transformação social”, celebra. Ela e outros quatro colegas da Estácio Feira de Santana se destacaram pelo rendimento no primeiro período do curso e ganharam uma vaga especial, ao lado de estudantes de diversas regiões do Brasil, para participar das aulas de Teoria Constitucional e Direitos Fundamentais, com o ministro Luís Roberto Barroso.
Para Ana Paula Correa de Sales, gestora nacional da área de Ciências Jurídicas da Estácio, que também ministra a disciplina, a experiência é enriquecedora. “Presenciar o desenvolvimento acadêmico dos alunos em temas relevantes abordados pelo professor visitante do curso de Direito da Estácio, Luís Roberto Barroso, atual presidente do STF, é uma oportunidade única”, comenta.
Representando Feira de Santana na turma do ministro, Djanna conta que tudo começou com o resultado do seu desempenho nos estudos. “A seleção ocorreu por meio de um cadastro prévio, no qual manifestei meu interesse em participar. A escolha dos alunos considerou critérios como a evolução acadêmica e a média geral no curso. Estou atualmente no segundo semestre da graduação em Direito e venho me dedicando com afinco. Ser selecionada para essa aula foi um reconhecimento muito especial”, afirma.
As aulas com o presidente do STF foram realizadas no formato online entre os meses de fevereiro e março, com a participação de universitários de todo o Brasil representando outras unidades da instituição. A iniciativa também contemplou professores, que foram convidados a acompanhar a turma.
Segundo Flávio Murilo, diretor nacional de ensino da Estácio, a iniciativa retrata o compromisso da instituição com um ensino de alta qualidade para diferentes perfis de estudantes. “Temos uma trajetória acadêmica consolidada ao longo de 55 anos, com excelentes avaliações pelo MEC. Nossos professores são os melhores do país, e, para nós, ter o Ministro Barroso compartilhando seu saber jurídico com nossos alunos é motivo de muito orgulho”, destaca.
Djanna concluiu as aulas otimista e orgulhosa do impacto positivo que essa experiência já trouxe para seu currículo profissional. “Foi inspirador e motivador para minha trajetória acadêmica. Sua didática clara, aliada a uma visão humanista e comprometida com os valores constitucionais, inspira e eleva a compreensão do Direito muito além da teoria. É uma felicidade imensa e um privilégio poder vivenciar esse momento como estudante. Sou profundamente grata à Estácio Feira de Santana por nos proporcionar essa oportunidade tão rica de aprendizado e crescimento”, complementa.
A coordenadora do curso de Direito da Estácio Feira de Santana, Tâmara Andreucci, comemora a participação dos estudantes em uma turma privilegiada, capaz de expandir os horizontes e inspirar futuras carreiras.
“A matéria de Teoria Constitucional e Direitos Fundamentais, ministrada pelo ministro Luís Roberto Barroso traz aos alunos uma visão prática e aprofundada sobre temas essenciais do Direito Constitucional. Sua abordagem didática e acessível possibilita que os estudantes compreendam a importância da Constituição como um instrumento de proteção dos direitos individuais e coletivos. Durante a aula, os alunos podem interagir diretamente com um dos principais nomes do Judiciário brasileiro, fazendo perguntas e discutindo tópicos que vão desde a interpretação constitucional até os desafios enfrentados pelo STF na defesa da democracia. Essa interação não apenas enriquece o conhecimento teórico, mas também motiva os alunos a refletirem sobre seu papel como futuros profissionais do Direito em um país que enfrenta diversas questões sociais e políticas”, conclui.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.