Verão começa com altos Índices de Radiação Ultravioleta

Durante o Verão, que começou oficialmente nesta segunda-feira (21), às 14h47, os países localizados no Hemisfério Sul recebem os raios do sol com maior intensidade, o que define a estação. A chegada do verão faz com que a incidência da radiação solar seja mais intensa, assim como os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV), que devem variar entre 12 e 14, e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte da categoria “Extrema”.

De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), a chegada do Verão exige cuidados redobrados com a não-exposição ao sol, principalmente das 11 às 16h. “É de fundamental importância para a saúde da pele e dos olhos a utilização de protetores e filtro solar, bonés, óculos escuros, roupas leves, além da ingestão abundante de água para evitar a desidratação”, afirma o meteorologista Ricardo Rodrigues.

Ele explica que o Verão é caracterizado por apresentar os dias mais longos que as noites e elevação das temperaturas, o que favorece a ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde. Para a Estação, que compreende o final de dezembro e os meses de janeiro, fevereiro e março, a tendência é de temperaturas mínimas para a capital baiana em torno de 28ºC, com as máximas em torno de 32ºC, com chuvas dentro da normalidade.

“Pode haver picos de temperatura mínima durante a noite entre 18ºC e 20ºC, e picos de máxima até 34ºC”, acentua Rodrigues. No oeste, as mínimas podem chegar a 16ºC e máxima de 34ºC.

Chuvas são normais

O Verão coincide com o primeiro período chuvoso do estado, onde os maiores volumes das precipitações são registrados nas regiões oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, sudoeste e sul. A tendência nestas regiões e também no Recôncavo e na faixa centro sul do norte e nordeste é de chuvas acima da média.

Já na faixa centro-norte das regiões norte e nordeste da Bahia, as probabilidades de ocorrência das chuvas estão na categoria “normal”. A faixa litorânea terá chuvas entre 100 e 300 milímetros e as maiores condições de chuva são esperadas para o oeste do estado.

Neste trimestre, os maiores volumes de precipitação são registrados nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste, Chapada Diamantina e sul, com valores acumulados variando entre 300 e 600 mm.

Radiação Ultravioleta

O Índice de Radiação Ultravioleta (IUV) é uma medida de intensidade da Radiação Ultravioleta que incide sobre a superfície da Terra e é determinado com base no horário de máxima incidência da radiação solar, referente ao meio-dia solar. O IUV representa o valor máximo diário da radiação UV.

A elaboração desse prognóstico foi baseada nos resultados da reunião de Análise Climática realizada nos dias 15 e 17, em Campina Grande, pelos meteorologistas de todo o país, em conjunto com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe). Recomenda-se o acompanhamento das previsões semanais, devido à dinâmica do clima.

(As informações são da Assessoria de Comunicação do Estado da Bahia)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários