Na manhã desta terça-feira (9), a Escola Municipal Faustino Dias Lima, localizada no Conjunto Feira VII, no bairro Tomba, foi a primeira unidade a receber novas carteiras escolares. A entrega de aproximadamente 200 unidades contou com a presença do prefeito José Ronaldo e do secretário municipal de Educação, Pablo Roberto. A escola atende atualmente cerca de 620 alunos e passa a contar com mobiliário renovado dois meses após o início do ano letivo de 2025.
Segundo o secretário havia confirmado em entrevista ao Acorda Cidade, no mês de fevereiro, às escolas municipais de Feira de Santana retornou às aulas este ano com um déficit de 15 mil carteiras escolares.
A entrega dessas novas carteiras faz parte de uma ação que se estenderá pelos próximos 15 dias, alcançando diversas escolas do município. A prioridade é substituir móveis antigos e improvisados, como cadeiras plásticas, por conjuntos adequados ao ambiente escolar.
“Toda a população de Feira acompanhou o problema que nós tivemos no início do ano letivo com a falta de carteiras e ontem conseguimos concluir o processo. […] Ao chegar aqui o professor estava me abordando com relação a isso, que não estava mais tendo condição dos alunos continuarem assistindo aula em cadeiras plásticas, aquelas cadeiras de evento, cadeira que não tem um conjunto de mesa”, disse o secretário.
Ainda segundo Pablo, os 200 equipamentos entregues hoje devem contemplar quatro salas de aulas. O secretário também pontuou que o levantamento da necessidade das carteiras partiu das próprias unidades escolares e que devem receber as carteiras, quem solicitou.
100 dias de governo
Completando 100 dias à frente da Secretaria, Pablo também ressaltou os avanços já conquistados. “Esses últimos 10 dias têm sido de muita festa para a Secretaria da Educação. Ontem anunciamos com o prefeito a construção da quarta escola municipal, temos mais escolas a serem anunciadas nos próximos dias, retomada também de creches, contratação e posse de 300 professores”, frisou.
O prefeito, que acompanhou a entrega, também confirmou que nos próximos dias os equipamentos serão entregues em outras escolas. A empresa que ganhou o processo já entregou a prefeitura duas mil cadeiras.
“Hoje aqui na escola Faustino Dias Lima, na Escola Monteiro Lobato e na Escola Joselito Amorim. E a partir dos próximos dias serão distribuídos também nos outros colégios da rede municipal de ensino”.
Ao ser questionado sobre os 100 dias de governo, o prefeito anunciou uma coletiva de imprensa para a próxima quinta-feira (10). “Nós vamos prestar conta dos 100 dias, já que criou-se essa figura de 100 dias. Então, a gente precisa dar uma satisfação ao povo de Feira de Santana.”
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: “Esta matemática é incompreensível”, diz ex-secretária ao negar falta de carteiras nas escolas; atual gestor rebate
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.