Daniela Cardoso
A Semana Nacional de Trânsito começou ontem (18) em todo o território nacional. Em Feira de Santana, uma solenidade foi realizada no espaço Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas, com a participação de diversas autoridades, entre elas, o prefeito José Ronaldo de Carvalho.
Representantes de órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito também participaram da solenidade. O Inspetor Silvio Dias, que é coordenador da 3ª Ciretran, chamou a atenção para o número de carros novos que circulam em Feira de Santana por mês.
De acordo com Silvio, o crescimento em Feira, por ano, chega a 10%, o que representa um percentual parecido com o da China. A frota total na região de Feira de Santana, que é composta por cerca de 12 cidades vizinhas, é de 268 mil veículos.
“Em Feira, a frota de veículos cresce em média 1% ao mês, o que representa quase 3 mil veículos novos. Isso traz uma responsabilidade muito grande para os órgãos fiscalizadores de trânsito, para a prefeitura e para o governo federal”, afirmou o coordenador da 3ª Ciretran.
Com o alto índice de crescimento, o inspetor acredita que é preciso investir na educação no Trânsito. Ele afirma que desde pequenas, as crianças devem ser orientadas sobre as regras e sinalizações de trânsito, tanto em casa como na escola.
“Essa educação é muito importante, pois existe um crescimento imenso da frota. É bom lembrar que a educação para o trânsito deve ocorrer em vários momentos. Não adianta cobrarmos de um jovem de 18 anos que ele saiba e respeite as regras, se ele, enquanto criança, não aprendeu o que era isso”, ressaltou.
A Semana de Trânsito segue até o dia 20 deste mês e conta com a participação de diversos órgãos envolvidos na fiscalização do trânsito.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade