Minha Casa, Minha Vida

Coelba beneficia moradores de conjuntos residenciais com doação de novas geladeiras

A Coelba já substituiu mais de 120 mil geladeiras de famílias baianas.

Acorda Cidade

 
A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, levará até a próxima sexta-feira (20) o projeto Nova Geladeira – Doação para os Residenciais Acquarius, Vida Nova Aviário I e Vida Nova Feira VII, empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana. Na ocasião, os moradores que atenderem aos pré-requisitos do projeto (veja critérios abaixo) terão a oportunidade de trocar gratuitamente a geladeira velha por uma nova, com Selo Procel de economia de energia. A previsão é que sejam beneficiados 320 moradores dos três conjuntos habitacionais.
 
Para os moradores dos conjuntos Acquarius e Vida Nova Aviário I, as inscrições foram realizadas na segunda-feira (16) e nesta terça (17), das 8h às 12h, no empreendimento Aviário I. Para os clientes do Residencial Vida Nova Feira VII, o cadastramento será na quinta-feira (19/09), das 13h às 17h, no próprio empreendimento. A entrega dos novos refrigeradores acontecerá dias 17, 18 e 20/09 conforme agendamento que será feito com cada cliente.
 
A Coelba já substituiu mais de 120 mil geladeiras de famílias baianas. O objetivo do projeto é promover o consumo eficiente de energia, adequando a conta à capacidade de pagamento do cliente, já que uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo. Além de adequar a conta à capacidade de pagamento dos consumidores, a substituição da geladeira promove maior qualidade de vida, já que o equipamento novo permite armazenar os alimentos com qualidade.
 
Graças à sua eficiência, os refrigeradores do Nova Geladeira Coelba – Doação podem proporcionar uma economia média de 53 kWh/mês. Os eletrodomésticos utilizam o R600a (isobutano), gás considerado ecológico, e são fabricados especialmente para o Grupo Neoenergia, do qual a Coelba faz parte. Ao receber o novo equipamento, o cliente entrega o refrigerador usado e ganha também quatro lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas, para substituir as lâmpadas incandescentes de casa. 
 
A concessionária de energia elétrica providencia a retirada e reciclagem do CFC-R12 do refrigerador antigo, gás nocivo à camada de ozônio, e as demais peças são vendidas como sucata. Os valores arrecadados com a venda da sucata são empregados em projetos de geração de emprego e renda e principalmente para custear o projeto Vale Luz Coelba.
 
O Nova Geladeira integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.   A Coelba entende que, mais do que distribuir energia, é preciso desenvolver práticas efetivas para a promoção do consumo consciente e eficiente deste recurso, principalmente entre a população de baixa renda. 
 
A minuciosa elaboração e escolha dos projetos do Programa de Eficiência Energética está ancorada na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando a criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável.
 
Para participar do projeto Nova Geladeira Doação, o consumidor precisa:
 
Ter Tarifa Social de Energia Elétrica*;
 
Consumo médio dos últimos três meses igual ou acima de 80 kWh/mês;
 
Não ter débitos com a Coelba (pode quitar os débitos para participar);
 
Ter fornecimento regular de energia;
 
Possuir geladeira velha e funcionando para entregar à Coelba no momento do recebimento da nova;
 
Ser morador do empreendimento Minha Casa, Minha Vida.
*Quem tem direito à Tarifa Social de Energia?
 
Toda unidade Residencial com família que:
 
Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoal menor ou igual a meio salário mínimo nacional, podendo possuir ou não o Benefício do Bolsa Família; ou
 
Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos; 
 
Tenha Idoso ou Deficiente que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, com seu respectivo NB – Número do Benefício.
 
Os consumidores que tenham Bolsa Família ou estejam inscritos no CadÚnico(NIS) que não tenham tarifa social devem primeiro se cadastrar na Coelba para ter acesso à tarifa social de energia para depois receber a geladeira.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários