Três mil foragidos da Justiça foram localizados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. A marca foi alcançada na sexta-feira (4), após flagrantes em Salvador, na Região Metropolitana e em municípios do interior do estado.
Na manhã de sexta-feira (4), dois procurados pelos crimes de porte ilegal de arma e dívida de pensão foram presos por equipes da Polícia Militar da Bahia. Somente em 2025, 614 pessoas com mandados expedidos pelo judiciário acabaram alcançadas.
A SSP também implementou o Protocolo para Busca por Pessoas Desaparecidas com o apoio das câmeras inteligentes. Oito pessoas já foram localizadas.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou as mudanças que foram realizadas, aprimorando a utilização da tecnologia.
“Atualizamos os protocolos, redirecionamos algumas câmeras e, em 2025, estamos com uma média de seis foragidos da Justiça localizados por dia. Parabéns a todos os envolvidos. A tecnologia ajuda, mas a dedicação do policial que recepciona o alerta e daqueles que fazem a busca ativa na rua é fundamental”, enfatizou Werner.
Estatísticas
Mais de 70% dos criminosos capturados eram procurados por crimes que preocupam a população. Cerca de 30,6% por prática de roubo, 17, 6% por homicídio, 13,9% por tráfico de entorpecentes, 5,8% por estupro e 3,1% por furto.
Os casos de prisão por dívida de pensão alimentícia cresceram e representam mais de 20% das capturas realizada com o auxílio da ferramenta.
Grandes Eventos
Implementada em 2019, a tecnologia é utilizada em mais de 80 cidades baianas, em pontos fixos e de forma itinerante, e conta 3.500 câmeras, incluindo Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, instaladas em pontos estratégicos do estado.
A ferramenta também está presente em grandes eventos e festas populares para ampliação do monitoramento realizado pelas Forças Policiais, impedindo o acesso de pessoas procuradas.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.