Durante o lançamento oficial da pré-candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, usou um discurso político para exaltar o governador de Goiás e, ao mesmo tempo, criticar a gestão petista na Bahia. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (4), em Salvador, e reuniu diversas lideranças políticas, entre elas ACM Neto (União Brasil), o senador Sérgio Moro (UB-PR) e o prefeito de Feira, José Ronaldo (UB), além de outras figuras de destaque da oposição política nacional.
O prefeito destacou a trajetória política e pessoal de Ronaldo Caiado, desde os tempos de estudante até se tornar, segundo ele, o melhor governador do Brasil. O gestor disse que se inspirou na trajetória do político quando iniciou sua carreira.
“Fui pesquisar a trajetória de Caiado. Desde como estudante ele já se destacava entre os melhores. Foi se especializar na França e depois tornou-se um respeitado cirurgião e colono. Nesse meio tempo, virou um líder nacional, antes mesmo de ocupar qualquer cargo eletivo no comando do movimento ruralista. É formulador de ideias, tem determinação para pôr-se em prática e entrega os resultados”, discursou Bruno Reis.
Críticas à Gestão Petista
Foi destacando os feitos em Goiás e os desafios enfrentados na Bahia, que Bruno Reis marcou o tom mais forte e crítico do discurso, fazendo análises do governo baiano ao longo dos anos.
“O governador Caiado pegou a educação de Goiás e focou na qualidade, na inclusão, na formação dos professores. Resultado: Goiás é hoje primeiro lugar no ensino médio de todo o Brasil. (…) A Bahia, que é governada há quase duas décadas pelo povo que está aí, está entre as últimas posições do Brasil, infelizmente a penúltima na nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, declarou.
O prefeito seguiu fazendo críticas, agora na área da saúde.
“Na saúde, o governador Caiado também se une aos prefeitos para integrar serviços, se une ao setor privado para ampliar o atendimento público e investe nas estruturas regionais de emergência e especialidades. (…) Novamente, o oposto do que ocorre com a saúde da Bahia, onde a mortalidade infantil segue entre as maiores e acima da média nacional. Muitos doentes neste momento estão morrendo na fila de regulação aguardando atendimento.”
E, ao falar de segurança pública, o prefeito foi ainda mais duro. Disse que em 18 anos de governo, o PT não avançou para conter o avanço da criminalidade no estado, que segue sendo uma das piores críticas da gestão, junto com a fila da regulação.
“Caiado fez em sete anos o que os governadores baianos são incapazes de fazer em mais de 18. Caiado está desmontando redes criminosas, desarticulando rotas de tráfico, acabando com o escritório do crime nos presídios, está devolvendo aos goianos o direito de andar pelas ruas sem medo”, declarou Reis.
Laços com a Bahia e o Futuro Político
O prefeito de Salvador ainda fez questão de ressaltar os laços do governador goiano com a Bahia e com a capital. A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, é de Feira de Santana. No ano passado, ela esteve na Princesa do Sertão para acompanhar a ampliação do programa Jovem Aprendiz.
“De lá pra cá (desde de que se apaixonou por Gracinha), Caiado só fortaleceu seus laços com nossa terra. Também criou aqui uma relação de trabalho, produzindo e empreendendo, gerando empregos e oportunidades. Sinto imenso orgulho de ser anfitrião deste evento.”
O encontro político representou não apenas o início da corrida presidencial para Caiado, mas também um aceno claro à articulação de uma frente de oposição ao governo Lula com forte protagonismo do Partido União Brasil na Bahia.
Com informações do repórter Sérgio Di Salles do Acorda Cidade
Leia também:
Durante pré-candidatura de Caiado, Moro critica Lula: “Não é esse o país que o Brasil quer”
Programa Jovem Aprendiz Feirense amplia alcance para atender mil jovens em 2025
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.